Japão – A polícia da província está usando um helicóptero para monitorar o tráfego em uma via expressa com o limite máximo de velocidade do país, esperando que a presença de cima faça com que os motoristas pensem duas vezes antes de agirem de forma imprudente.

A operação cobre os cerca de 50 quilômetros entre os cruzamentos de Shin-Shizuoka e Mori-Kakegawa na via expressa Shin-Tomei, onde o limite de velocidade foi aumentado de 100 km/h para 110 km/h, em novembro.

O helicóptero Fuji No. 3 e um carro patrulha da polícia da província de Shizuoka conduzem um controle integrado de terra e ar dos motoristas da via expressa. (Fornecido pela polícia da província de Shizuoka)

O helicóptero Fuji No. 3 e um carro patrulha da polícia da província de Shizuoka realizam controle integrado na via expressa. (Fornecido pela polícia da província de Shizuoka)

Para caminhões grandes, no entanto, a velocidade máxima permanece em 80 km/h. A polícia está preocupada com as altas velocidades que poderiam levar a mais acidentes, o uso irregular de pistas designadas por caminhões de grande porte e outras violações da Lei de Trânsito Rodoviário.

O principal objetivo do monitoramento não é necessariamente deter os infratores, mas sim impedir que os motoristas se envolvam em corridas perigosas.

AS20180411002883_comm

“Queremos que os motoristas saibam que estão sendo vigiados de cima para que estejam mais conscientes da necessidade de uma direção segura”, disse Toshiyuki Mochizuki, capitão da Unidade de Polícia de Trânsito da Via Expressa.

Essa unidade e a Unidade de Aviação da polícia da província de Shizuoka estão envolvidas conjuntamente na operação do helicóptero.

A tripulação do helicóptero verifica as distâncias entre os veículos e outros elementos do fluxo de tráfego. Eles usam comunicação rádio para informar equipes de viaturas que realizam o patrulhamento na área. Uma câmera a bordo do helicóptero pode ser usada para registrar o tráfego.

O helicóptero foi usado em operações de uma hora, em 29 de janeiro e 14 de fevereiro. O monitoramento levou à detenção em três casos, incluindo violações de velocidade e pista. A polícia da província de Shizuoka está planejando operações adicionais de helicóptero, inclusive nos feriados, quando o tráfego aumenta na via expressa.

The Asahi Shimbun