Polícia Civil treina ‘esquadrão do drone’ para ajudar no combate de crimes em Goiás
08 de junho de 2019 1min de leitura
08 de junho de 2019 1min de leitura
Goiás – A Polícia Civil treina um “esquadrão do drone” para ajudar no combate aos crimes em Goiás. Os equipamentos são mais baratos que helicópteros, práticos e também discretos. O curso tem aulas práticas e teóricas, em Goiânia.
Ao todo, a polícia possui dez drones, que já foram usados em operações da polícia para monitorar casas onde suspeitos de crimes moram, localizar cabeças de gado roubadas e analisar a degradação no Rio Araguaia. O grupo começou em 2018 com apenas seis policiais.
“Nós estamos formando instrutores. Esses instrutores serão os formadores dos futuros pilotos da Polícia Civil e que vão atuar com drones”, disse o coordenador do grupo, Moacyr Alves Lemes.
O grupo só opera dentro das normas técnicas e, após meses de estudo, criou um procedimento operacional padrão para fazer voos cada vez mais seguros. Os equipamentos foram doados pela Receita Federal, que também ajudou com os conhecimentos técnicos.
“Basicamente, é proibido voar sobre áreas povoadas, aglomerações de pessoas, estádios de futebol, proximidades de cabeceiras de pistas de aeroportos, heliportos e outros lugares que haja movimentação de aeronaves”, disse o comandante de aeronaves da Receita Federal, Thiago de Lima Luz.
Os equipamentos precisam de autorização para voar, o que deve ser concedido pelo comando da Aeronáutica. “Todos nós precisamos fazer um cadastro para solicitar o levantamento de drones para acessar o espaço aéreo brasileiro”, disse o instrutor de drone da polícia, Carlos José de Oliveira. Isso é uma forma de evitar acidentes com aeronaves.
Enviar comentário