Rondônia  – A Justiça Federal concedeu à Polícia Civil do Estado de Rondônia o avião bimotor Beechcraft Baron 58. A aeronave será a primeira do Serviço Aéreo Policial e foi batizada de Harpia 01. Dentre as mais diversas funcionalidades a Harpia 01 servirá para: o mapeamento de regiões de conflitos agrários, transporte da tropa em operações, agilidade de combate a criminalidade, translado de presos, além de atender questões sociais como o translado de vacinas contra o covid-19.

PCRO-ae

A aeronave é fruto de apreensão da Polícia Federal e a Força Aérea Brasileira – FAB. Em 08/04/2021 a PF e FAB interceptaram a aeronave carregada com 579 kg cocaína. O bimotor Beechcraft Baron 58 foi obrigado a pousar por dois caças Embraer A-29 e Super Tucano da FAB, sob risco de ser abatido pelos militares. Na ocasião o piloto do bimotor foi preso por tráfico de drogas.

A ação foi fruto de estratégia institucional de enfrentamento do tráfico de drogas transnacional e proteção das fronteiras nacionais contou com apoio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), do Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Rondônia (NOA) e do Grupo Especial de Fronteira da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso (GEFRON).

A aeronave que antes era utilizada para o tráfico ilícito de entorpecentes agora servirá ao combate à criminalidade.

Veja no video abaixo mais sobre a nova aeronave: