Polícia Civil do Amazonas recebe equipamentos e drones e cria Núcleo de Aeronaves Remotamente Pilotadas
08 de setembro de 2017 3min de leitura
08 de setembro de 2017 3min de leitura
Amazonas – O delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Frederico Mendes, e o delegado-geral adjunto da instituição, Ivo Martins, realizaram na manhã desta segunda-feira, dia 4, por volta das 9h30, no auditório José Elcy Barroso Braga, no prédio da Delegacia-Geral, a solenidade de entrega de equipamentos, avaliados em R$ 226 mil.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de parceria firmada entre o Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Amazonas (Sindepol-AM), Polícia Civil do Amazonas e Procuradoria do Trabalho no Amazonas, por meio da procuradora-chefe Fabíola Bessa Salmito Lima, da 11ª Região do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Drones, câmeras, equipamentos táticos e itens de informática foram doados para reforçar as ações da Polícia Civil do Amazonas. Participaram da entrega o procurador do Trabalho Jeibson Justiniano, do MPT; o delegado Cícero Túlio, representando o Sindepol-AM, além de delegados titulares de Distritos Integrados de Polícia (DIPs), Delegacias Especializadas, Departamentos e Seccionais.
De acordo com Justiniano, a verba utilizada na compra dos equipamentos é proveniente de um acordo firmado entre a Procuradoria do Trabalho e uma instituição de ensino superior, situada em Manaus, por meio da assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
“A importância utilizada na compra dos equipamentos é resultado de ações judiciais e inquéritos civis em relação a uma instituição que estava descumprindo a legislação trabalhalista. Devido aos anos em que passou irregular, foi paga uma indenização que, posteriormente, foi convertida nesses bens. Essa parceria é importante para contribuir com instituições atuantes, cujo o retorno das atividades seja, de maneira direta ou indireta, em benefício da sociedade”, declarou Justiniano.
O delegado-geral adjunto, Ivo Martins destacou que, por meio da parceria entre os órgãos, o valor do acordo foi revertido na compra de equipamentos e materiais, doados pela Procuradoria do Trabalho à Polícia Civil. “Queremos agradecer imensamente a Procuradoria do Trabalho no Amazonas, que por intermédio do Sindepol-AM, conseguiu viabilizar a aquisição desses bens para a Polícia Civil. Esse material irá auxiliar no trabalho diário desempenhado pelos policiais, tanto nas unidades como em operações”, argumentou.
Equipamentos
Parte da verba foi aplicado na compra de equipamentos para proporcionar melhorias no trabalho diário do policial. Na ocasião foram recebidos seis rastreadores tipo Spot; três drones modelo Phantom 4, quatro com três baterias sobressalentes; quatro HDs externos de um Terabyte, um HD externo de cinco Terabyte, dois HDs internos de quatro Terabyte, uma filmadora GoPro Hero, duas impressoras coloridas Epson Ecotank L375, 60 scanners Epson Workforce ES-400, uma impressora Office Jet A3 HP e dois notebooks Samsung E21.
Também foram adquiridos com a verba 30 rádios comunicadores RVA 50 Motorola, três tablets, uma câmera digital Canon T5i, além de circuito interno de monitoramento, contendo 16 câmeras Full HD, DVRs, cabo UTP e Painel CFTV Intelbras. Materiais de expediente, como luvas, máscaras, lâminas e óculos, destinados ao Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foram comprados também.
O delegado-geral, Frederico Mendes, ressaltou a utilização dos materiais nas atividades policiais, bem como na criação do Núcleo de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Narp), que vai gerenciar a utilização dos drones durante as operações na capital e no interior.
“Os drones serão utilizados para acompanhar as operações policiais no que rege o levantamento de áreas críticas. As aeronaves irão funcionar como linha de frente, possibilitando uma identificação dos infratores e otimização da atuação em campo”, explicou Mendes.
Ascom AM.
Enviar comentário