Polícia chilena apoia transporte de pacientes com Covid-19 em seus Airbus H135 e Leonardo AW109
05 de junho de 2020 2min de leitura
05 de junho de 2020 2min de leitura
Chile – Os Carabineros de Chile realizaram uma transferência de pacientes com o Covid-19 em seus helicópteros Airbus H135 e Leonardo AW109E Power.
Por ordem do Ministério da Saúde, em maio, a tripulação de um Airbus H135 realizou uma Evacuação Aeromédica (Evacam) de uma pessoa do heliporto do hospital Luis Tisné em Santiago ao hospital regional de Talca.
Para o procedimento aerosanitário, estava disponível uma cápsula de isolamento para pacientes altamente infecciosos, que era embarcada na aeronave com protocolos de biossegurança para evitar possíveis infecções.
Em março, os Carabineros transferiram cinco pacientes com sintomas de Covid-19 em um Leonardo AW109E Power, de Castro para Puerto Montt. Eles eram três mulheres e dois homens, todos adultos, que estavam viajando no navio de cruzeiro Silver Explorer.
O chefe da Seção Aérea de Puerto Montt, Major Arnaldo Ferrari, disse que “recebemos uma chamado indicando que cinco pessoas poderiam estar infectadas com o Covid-19 dentro de um navio de cruzeiro localizado no setor de Castro. Como resultado dessa situação, a evacuação foi imediatamente ordenada para que os afetados pudessem receber atendimento médico oportuno “.
O oficial informou que essa transferência exigia medidas sanitárias e de proteção para os dois pilotos dos Carabineros. “A tripulação cumpriu o protocolo de saúde e medidas de segurança para esses casos, como uso de traje, máscaras, luvas e isolamento da cabine da aeronave”.
A polícia disse que a transferência aeromédica permitia que os pacientes não infectassem outros passageiros e que eles poderiam receber atendimento no hospital regional de Puerto Montt.
Para realizar essas operações aerossanitárias, a aviação dos Carabineros vem treinando através de cursos para a manipulação de cápsulas sanitárias e a transferência de pacientes altamente infecciosos. Além disso, a unidade policial também instruiu os membros da Brigada de Aviação do Exército (Bave) nos procedimentos do Evacam para pacientes altamente infecciosos.
A pedido do Ministério da Saúde, os Carabineros e a Força Aérea do Chile realizaram esse tipo de missão para descongestionar o sistema hospitalar na Região Metropolitana.
Fonte: Artigo originalmente publicado na site infodefensa, em tradução livre do site Piloto Policial.
Enviar comentário