Minas Gerais – O Coronel Peres, comandante da 5ª RPM, afirma que, com a volta para Uberaba do helicóptero do Samu, que é operado pelo Corpo de Bombeiros, após término das buscas em Brumadinho, pode ocorrer utilização compartilhada com a Polícia Militar (PM) em casos emergenciais.

2-20

O comandante afirmou que muitas ações da PM são compartilhadas com o Corpo de Bombeiros, por isto, dividir o uso da aeronave em prol da população de Uberaba é algo visto como normal. “Nós temos muitas ações compartilhadas, nosso atendimento é um do lado do outro. Se você ligar no 190, o telefone toca a menos de um metro do 193, que é o telefone dos bombeiros”, ressalta.

Peres afirmou que, particularmente, desde a sua chegada à cidade, tem o desejo de uma aeronave própria para a polícia, contudo devido aos altos encargos demandados, não só para a compra, mas sim para manter a aeronave em pleno funcionamento na cidade, ainda não é possível tal arranjo.

Por fim, a ajuda do helicóptero Pégasus, da cidade de Uberlândia, e o espírito cooperativo entre as lideranças das duas cidades foram enaltecidos pelo comandante.