Alunos da rede municipal de ensino de Embu das Artes visitaram na quinta-feira (25/4) o hangar do Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe), que fica no aeroporto Campo de Marte, na zona Norte de São Paulo, para conhecer as atividades do helicóptero Águia da Polícia Militar.

8

Durante a visita, todos puderam entrar dentro da aeronave e tirar fotos, após caminharem pelo hangar da instituição, entrar na sala de rádio e conversarem como o sargento Augusto, que explicou as funções e o modo dessa operação aérea da PM, que atende aos mais diferentes chamados como: apoio a combate de incêndios urbanos e florestais, resgate de vítimas de acidentes, salvamento de moradores em risco em enchentes, apoio à Polícia terrestre na perseguição de bandidos e transporte de órgãos para transplante em pacientes.

Os três estudantes embuenses que estiveram no GRPAe são das escolas municipais “Amilton Suga Gallego” e “Antonia Augusta Delphina de Moraes” e foram alguns dos 10 melhores colocados na redação que produziram pelo Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. As aulas do Proerd foram ministradas em 2018 nas escolas municipais de Embu das Artes para alunos do 5º ano fundamental, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o 36º Batalhão da Polícia Militar, que fica no município.

Também participaram da visita, estudantes de outros de colégios públicos e particulares de Embu das Artes e de Taboão da Serra. Todos foram acompanhados pela supervisora de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Rosa Maria Santos Domingues, e pelos militares cabo Pereira e major Moacyr do 36º Batalhão.

O cabo Pereira, que é que é instrutor do Proerd, falou que o objetivo da visita foi prestigiar as crianças e ensinar valores e boas maneiras, unindo escola, Polícia e família. “Queremos estimular elas ao estudo, mostrar que quem se dedica aumenta as chances de crescer e ter uma profissão e ainda incentivar aqueles que não estavam presentes a se espelharem no exemplo de que quem se esforça atinge seus objetivos”, disse Pereira.

Os estudantes José Lucas Castro Ferreira (E. M. Amilton), Micaeli Barreto de Carvalho Neves e Ana Paula Siqueira de Jesus (E. M. Delphina) se divertiram e tiraram fotos do local e nas aeronaves, mas também assimilaram bem os ensinamentos e valores repassados pelos policiais.

“Estava ansiosa por conhecer o helicóptero e o local é incrível”, disse Micaeli, 11 anos, que revelou o desejo de se tornar uma pilota de aeronave. Já Ana Paula, 11 anos, foi impactada por ver de perto um lugar tão interessante. “Adorei conhecer pessoas novas e ouvir os profissionais nos explicarem direitinho como trabalham, a complexidade das tarefas e como as realizam com tanto êxito”, contou ela, que pretende estudar e dar orgulho para seus pais. “Quero ser uma boa profissional, ter uma boa renda e, inspirada no que vi e ouvi hoje, ser igual a eles e fazer tudo com precisão. Quem sabe me torno uma policial?”, finalizou Ana Paula.

De volta a Embu das Artes, a turma ganhou um bônus no passeio e foram conhecer as novas instalações do 36º Batalhão, no Jd. Santa Bárbara, onde foi recepcionada pelos PMs da Alegria, dupla de palhaços que fazem parte da corporação e que contagiaram as crianças com suas brincadeiras e piadas.

No Proerd, as aulas possuem linguagem apropriada à faixa etária dos estudantes, visando ensiná-los a desenvolver habilidades para tomada de boas decisões e ajudá-los a conduzir suas vidas longe das drogas e da violência, respeitando a si e ao próximo.