PMBA, CBMBA, CBMDF e SAMU/DF montam Força Tarefa para operação para transporte aeromédico para Brasilia
21 de janeiro de 2020 2min de leitura
21 de janeiro de 2020 2min de leitura
No dia 16 de janeiro de 2020 o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal recebeu duas solicitações distintas para transporte de cidadãos brasilienses que se acidentaram no estado da Bahia e montou uma grande operação aeromédica.
A primeira paciente tratava-se de uma militar reformada do CBMDF que havia sofrido uma queda que produziu fraturas e estava na cidade de Camaçari-BA. Era necessário o transporte para Brasília para realização de procedimento cirúrgico em hospital especializado e credenciado pelo CBMDF.
O outro paciente era uma criança de 11 anos, politraumatizada, que estava sendo atendida na cidade de Guanambi-BA. Esta criança estava num veículo que foi atingido por um caminhão e havia recebido o atendimento de trauma inicial, no entanto havia necessidade e indicação médica de transporte para unidade de saúde de maior complexidade para realização de procedimento cirúrgico.
Diante da necessidade de transporte destes dois pacientes e considerando os recursos disponíveis no DF, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal solicitou à Policia Militar da Bahia e ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia o apoio para transporte da militar e da criança até Brasília.
O pedido foi prontamente atendido pelas Corporações. A PMBA designou a tripulação composta pelos Cap PM Silva, Cap PM Mutti, St PM Luciano Santos Ferreira e Dr. Sérgio Vany Abreu de Lima e destinou o avião Falcão 08, modelo Cessna Grand Caravan (aeromédico).
O CBMBA designou uma equipe de multidisciplinar composta pela Cap BM Érica Mendes Prado, Ten BM Marijane Messias Santana, Subtenentes Márcia Santos Araújo, Florisvaldo Rodrigues Abreu e Erasmo Silva Gomes, SGTs BM Paulo César Santos Nascimento, Benedita de Jesus Santos, SDs José Epifânio Moreira Carneiro e Lucas Davi Oliveira da Cruz que acompanharam a militar do CBMDF durante o período em que ficou hospitalizada e também a transportaram até a cidade de Salvador para embarque no avião.
Às 04:00h da madrugada do dia 17 se iniciou a missão com o transporte da militar acidentada de Camaçari para o aeroporto de Salvador e às 07:39h a aeronave Falcão 08 decolou com destino a Guanambi onde fez um pouso às 09:19h para embarque da criança politraumatizada que já a aguardava no aeroporto.
Após os procedimentos médicos a aeronave decolou novamente de Guanambi com destino a Brasília onde fez o pouso às 11:59h trazendo os dois pacientes para tratamentos cirúrgicos definitivos.
Com o pouso da aeronave a emoção e felicidade dos familiares e dos pacientes foi comovente.
Relação de unidades BM/PM e instituições civis que participaram desta complexa missão: GRAER/PMBA, CBMBA, Hospital Regional de Guanambi, SAMU/DF, CBMDF (Comando-Geral, Subcomando-Geral, COMOP, COESP, DISAU, DINAP, GAVOP)
A operação foi concluída com sucesso e mostra o comprometimento profissional dos envolvidos com a missão do CBMDF: “Proteção de vidas, patrimônio e meio ambiente”.
Enviar comentário