PM da Bahia realiza reunião constitutiva do Núcleo de Operações com Drones – NOD
14 de agosto de 2018 1min de leitura
14 de agosto de 2018 1min de leitura
Bahia – No dia 03 de agosto de 2018, a Polícia Militar da Bahia avançou mais um passo no caminho da estruturação da sua Operação RPAS. No auditório do Grupamento Aéreo (GRAER), foi realizada a reunião constitutiva do Núcleo de Operações com Drones (NOD).
O NOD é um órgão colegiado, consultivo e deliberativo, presidido pelo Comandante do GRAER, que tem por finalidade identificar, analisar e propor ações para a construção e acompanhamento das diretrizes relativas à operação RPAS no âmbito da PMBA.
A sua criação ocorreu com a edição da Portaria n.° 141-CG/17, que instituiu o Sistema de Operações Aéreas (SIOPAER).
Em resumo, o NOD é um órgão com atuação no nível executivo da Operação RPAS, enquanto o Programa RPAS se encarrega dos esforços no nível gerencial. Com essa organização dos processos de trabalho, aliada aos relevantes resultados obtidos no nível operacional, a PMBA estruturou a gestão, a pedra angular para o sucesso da operação.
Fazem parte da pauta a proposta de ampliação do Encontro com Operadores de Drones (ECOD) para o interior do Estado; a definição e relevância do papel dos influenciadores regionais da operação RPAS, como multiplicadores das boas práticas do setor; a importância da segurança de voo e da doutrina de emprego para a efetividade da atividade; o alinhamento da política de resultados da operação e o planejamento, a estruturação e a aceleração do desenvolvimento da atividade.
Com o reforço dos influenciadores regionais (Região Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudoeste, da Chapada, de Salvador e RMS) e o compromisso de continuar a fortalecer a operação RPAS também no interior do Estado e a partir do policiamento ostensivo, o presidente do NOD, Ten Cel PM Renato, encerrou o evento que marcou posição na modernização das operações aéreas da PMBA.
Ascom GRAER.
Enviar comentário