Pilotos realizam curso de emergência em pilotagem no EC130B4
11 de novembro de 2013 1min de leitura
11 de novembro de 2013 1min de leitura
No final de Outubro e inicio de novembro de 2013, foi realizado em Cannes na França, o Curso de emergência em pilotagem do helicóptero modelo EC 130 B4.
Durante uma semana os Comandantes Paulo André, Major Celso e Capitão Adilar, pilotos de helicóptero da Casa Militar do Governo do Paraná, realizaram o curso sob orientação do Comandante Gaspar de Queiroz, piloto de ensaio, teste e instrutor de pilotos da Eurocopter, fabricante do modelo EC 130 B4.
O curso, além da instrução teórica sobre as emergências treinadas, trouxe uma serie de manobras simulando possíveis emergências em voo. Também focou-se no treinamento direcionado e personalizado na realidade da operação praticada no Brasil, além da qualificação plena do Comandante, preparando-o para intervir proativamente, antecipando-se as reações do helicóptero EC 130 B4, quando em situações fora da rotina normal de voo.
Dentre as manobras destacam-se: a decolagem normal, pouso normal, giros de 360° graus pra direita e esquerda, pouso em área restrita e decolagem em área restrita, paradas rápidas, e auto rotação com motor e sem motor inclusive com velocidade de 110 kt e 80 kt a 1000 fts de altura.
Além das manobras normais foram realizadas panes de baixa no pairado sob o efeito solo, panes de baixa em deslocamento a 40kt com corte do motor, perda de pedal, auto-rotações com 110 kts, 80 kts e 30 kts com perda de rotação e velocidade e posterior recuperação além de pouso completo sem motor.
Confira as fotos:
A oportunidade de treinar em ambientes controlados e com orientação de um Comandante com mais de 37 anos de experiência, como é o caso do Comandante Gaspar de Queiroz, trouxe além do conhecimento muita confiança na operação do equipamento e principalmente a crença que; “Treinar na paz para não sangrar na guerra” é condição impar para aprimoramento do profissional e regra na prática de pilotagem.
Destaca-se ainda, que todas as manobras foram realizadas obedecendo aos mais altos padrões técnicos de pilotagem e segurança, deixando muito evidente a qualidade do treinamento e a preocupação do Instrutor Comandante Gaspar de Queiroz, em aproximar as emergências do realismo incondicional sem jamais afastar-se da segurança indispensável a realização de qualquer voo.
Texto e fotos: Adilar Marcelo de Lima.
Enviar comentário