A Divisão de Operações Aéreas da Polícia Rodoviária Federal concluiu no mês de setembro de 2014 a capacitação de 18 Pilotos Policiais de Helicóptero na FlightSafety International no Estados Unidos da América.

A capacitação aconteceu em dois locais distintos nos EUA, um no Centro de Treinamento da FlightSafety em Dallas/Texas, onde 06 Servidores fizeram o treinamento de emergência e voo de check em simulador Full Flight da aeronave Bell 412 EP. O treinamento em simulador da Aeronave Bell 412 EP compreendeu Ground School e voo de instrução e emergências.

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Na parte teórica foram abordados os sistemas da aeronave seguindo uma orientação didática, onde foram vistos a finalidade dos sistemas, características e princípios de funcionamento da aeronave, limitações, procedimentos normais, procedimentos para maus funcionamentos, emergências, integração dos sistemas e CRM (Gerenciamento dos Recursos de Cabine).

 

Na parte prática, foram vistos o funcionamento dos sistemas elétricos, sistema de iluminação, sistemas de precauções e alarmes, sistema de combustível da aeronave, sistemas hidráulicos, sistema de combustível do motor, sistema de separação de partículas do ar do motor, sistema de proteção contra fogo no motor, sistema de controle de voo automático, bem como manobras e procedimentos de voo e emergência e CRM.

Os outros 12 Pilotos Policiais de Helicóptero da DOA/PRF, fizeram o Ground School e treinamento de voo e emergência em simulador FTD (Flight Training Device), da aeronave Bell 407 no Centro de Treinamento da FlightSafety em Lafayette/Louisiana – USA.

No Ground School da aeronave foram vistos os tipos de operações para aeronave Bell 407, configurações da aeronave, velocidades, altitudes de operação, funcionamento do motor, transmissão e rotores, operações em tempo frio e quente, sistema FADEC, cheque de potencia, peso vazio, peso bruto, centro de gravidade, cargas úteis, cargas no compartimento de bagagem, combustível, funcionamento do gancho de carga externa, limitações para plataforma de rapel, corta fios, porta corrediça, conjunto de maca e sistema de oxigênio.

 

No treinamento de voo e emergência foram vistos falha de motor em voo, fogo no motor no solo e em voo, falha do driveshaft, falhas do FADEC, perda de pressão hidráulica, fumaça na cabine, perda de eficiência do rotor de cauda, falha do gerador, cheque de potência, verificação da performance da aeronave em virtude da densidade do ar e temperatura, pairado no efeito solo e fora do efeito solo, subidas e descidas, além de CRM entre os pilotos.

As capacitações aconteceram conforme planejamento das Coordenações-Gerais de Operações e Administração e Coordenação de Ensino da PRF. A execução deste planejamento está a cargo da Chefe da DOA/PRF – Cmte Gilda Maria Amaral Cardona, que tem como meta manter os Pilotos atualizados nos procedimentos de emergências e de voo nas aeronaves Bell 412 EP e Bell 407, pertencentes a Polícia Rodoviária Federal.

Confira as fotos:

 

Fonte: AviaçãoPRF