Ceará – Doze agentes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará, entre oficiais da Polícia Militar e um delegado da Polícia Civil, serão enviados para os Estados Unidos nos meses de maio, junho e julho para realizar treinamento de voo nos helicópteros H135 Helionix adquiridos para a Ciopaer.

ec135helionix

Modelo adquirido pela CIOPAer do Ceará – H 135 Helionix.

Do total, quatro já foram neste mês de maio. Quatro dos profissionais sairão de Fortaleza para Dallas, no Texas/EUA em 2 de junho e os demais irão somente em julho.

Já o treinamento na cidade de Donauworth, na Alemanha ocorrerá somente em 2018, com a previsão de ida de doze pilotos que executarão treinamentos em simuladores e nas próprias aeronaves, seis tripulantes operacionais que também realizarão treinamentos práticos, além de seis mecânicos de manutenção aeronáutica, que receberão treinamentos específicos sobre as aeronaves.

Cada agente ficou ou ficará cerca de 12 dias nas cidades citadas realizando os treinamentos no helicóptero, pois o recebimento deles está previsto para acontecer no início de março de 2018. Os detalhes do investimento foram divulgados no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (30).

Segundo o coordenador da Ciopaer, Delegado da Polícia Civil Aristóteles Tavares Leite, esses treinamentos são importantes para aumentar ainda mais a qualificação das equipes da unidade aérea. “Quanto aos pilotos e tripulantes operacionais, os treinamentos visam uma maior qualificação, para que possam operar com mais segurança ainda, minimizando ao máximo os riscos de incidentes e acidentes; e no tocante aos mecânicos, o objetivo é qualificá-los para que possam realizar intervenções mais complexas nas aeronaves, as quais são feitas por empresa terceirizada de manutenção, contratada para esse fim, o que trará bastante economia aos cofres públicos”, afirmou o coordenador.

Painel Helionix H135_Divulgação

Novos helicópteros

Os dois novos helicópteros H135 Helionix serão alocados nas bases da Ciopaer em Quixadá, no Sertão Central, e em Fortaleza e Região Metropolitana. Os bimotores custaram, incluindo fornecimento de peças, ferramentas e treinamentos, pouco mais de R$ 80 milhões.

O H135 helionix possui piloto automático de quatro eixos, que possibilita que fique parado no ar sozinho, sem auxílio do piloto. Em comparação com as aeronaves que operam atualmente na Ciopaer, os novos helicópteros podem levantar voo com 80 a 100 kg a mais de peso e têm 20 minutos a mais de autonomia de voo. Os instrumentos de navegação e de gerenciamento da aeronave são mais modernos. Além de virem com configuração para multimissão, com a possibilidade de ser uma UTI aérea.

Com informações de Diário do Nordeste e CorreioNews.