Costa Marques/RO – Durante uma operação de Fiscalização de Fronteira realizada pela Agencia de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON, fiscalização realizada com apoio da aeronave anfíbia conhecida como “Tracajá 01”, durante o percurso entre o município de Costa Marques e a localidade de Porto Rolim, na divisa com a Bolívia, o piloto da aeronave, comandante Augusto, observou um pequeno sinal de fumaça vindo da densa selva amazônica. De imediato comunicou ao segundo ocupante da aeronave, o médico veterinário da IDARON Cristian José, de que não era normal este tipo de fumaça em plena selva fechada, principalmente nesta época do ano, de muitas chuvas na região.

Avião anfíbio do Idaron ajudou no resgate de casal em Costa Marques

Em virtude do mal tempo e da situação que parecia ser uma emergência, o piloto resolveu pousar a aeronave em uma fazenda próxima, denominada Laranjeira, para buscar informações e, ao relatar o acontecido aos funcionários da fazenda os mesmos confirmaram que havia um casal perdido na selva há cerca de 2 dias.

Para sorte do casal o comandante Augusto tivera o cuidado de demarca as coordenadas de azimute e contra-azimutes pelo GPS da aeronave no local da fumaça, e de imediato duas equipes de buscas saíram por via terrestre na direção informada pelo comandante.

Após Dr. Cristian José e Comandante Augusto chegarem à localidade de Porto Rolim receberam a noticia, via rádio, de que o casal que estava realmente perdido em plena selva foram resgatados sem ferimentos graves graças a astúcia e ao preparo do comandante da aeronave da IDARON.


Nota: Este serviço realizado pela aeronave é exclusivo para a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – IDARON, e fiscaliza cerca de 1.500 Km de nossa fronteira “molhada”, cerca de duas vezes por mês, impedindo que animais da Bolívia passem para o Brasil. Este serviço é complementado com mais dois barcos, de codnome “quero-quero”, que dão o devido apoio à missão. Essa aeronave é operada pelo Núcleo de Aviação de Segurança Pública de Rondônia.

Fonte: DECOM – Departamento de Comunicação Social