PCSC: Saer/Fron completa 5 anos com quase 3 mil missões realizadas no Oeste
16 de julho de 2019 2min de leitura
16 de julho de 2019 2min de leitura
Santa Catarina – Uma importante conquista do Oeste catarinense completa 5 anos de atividade neste mês de julho.
A unidade do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SaerFron) foi instalada com objetivo de reforçar a segurança na região da fronteira e hoje é fundamental no suporte às forças de segurança da região em inúmeras operações policiais e também no socorro e resgate de pacientes em situações de emergência, por meio da parceria com o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (Sara), com a Prefeitura de Chapecó.
Se no princípio havia certa desconfiança sobre o uso do helicóptero, hoje a importância dessa ferramenta é indiscutível. Dado que comprova isso é a quantidade de acionamentos feitos nestes cinco anos.
De acordo com o piloto e coordenador do SaerFron, o delegado Albert Silveira, o SaerFron ultrapassou 2,8 mil missões, atendendo uma área de 86 municípios localizados na faixa da fronteira de SC com os países vizinhos. Foram mais de 1,8 mil horas de voo.
“Hoje, o SAER é unidade atuante em vários projetos de segurança pública da região e possui um histórico de atendimentos que marcaram a história da unidade. Nosso objetivo é estar sempre aprimorando conhecimentos e ampliando nossa estrutura para melhor servir a população”, destacou o delegado.
Silveira enfatiza ainda a importância da colaboração e participação das entidades da região. “Foi sempre um desafio a manutenção e estruturação de nossa unidade e isso só foi possível com as parcerias que existem desde o início dos trabalhos do SAER na região”, salienta.
Quem faz parte
A equipe do SaerFron trabalha com um helicóptero modelo Esquilo B2 e tem sua tripulação formada por policiais civis selecionados e treinados. A aeronave foi comprada com recursos federais do programa Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron) e também do Governo de SC. A partir do dia 4 de julho de 2014, o SaerFron passou a atuar em toda região da fronteira catarinense.
Aeromédico
Em dezembro de 2015, a área de atuação do SaerFron foi ampliada. A partir de um convênio entre a Polícia Civil de SC e a Prefeitura de Chapecó, entrou em operação o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (Sara), quando uma equipe médica e de enfermeiros – experientes no atendimento a situações de urgência e emergência – passaram a atuar junto a tripulação da Polícia Civil em ocorrências de acidentes de trânsito, transferências de pacientes em situações graves, entre outros, ajudando a salvar centenas de vidas.
Enviar comentário