PC/GO realiza Curso de Operadores e Instrutores de Aeronaves Remotamente Pilotadas
26 de outubro de 2021 2min de leitura
26 de outubro de 2021 2min de leitura
Goiás – Instrutores do Esquadrão de Drones da Polícia Civil de Goiás, em parceria com o Instrutor Thiago Lima da Receita Federal do Brasil (RFB) ministraram, entre os dias 27 de setembro e 02 de outubro de 2021, o Curso de Operadores e Instrutores de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Drones) para policiais civis de Goiás e também para um aluno da polícia militar.
Seguindo alfabeto fonético da OTAN, a turma recebeu o nome de ECHO, em correspondência a quinta turma formada pelo Esquadrão de Drones da Polícia Civil de Goiás.
O curso, ministrado, entre aulas teóricas, práticas e EAD (60 horas presenciais e 20 horas EAD), contou com aulas sobre conhecimentos técnicos, históricos de RPAs, legislação aeronáutica I e II, Aerodinâmica e Teoria de Voo, Documentação, Meteorologia Aeronáutica, Planejamento de Voo, Equipamentos de RPA (baterias), Fotografia e Vídeos – Teoria e Prática, Noções de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), Preparação para Prática, Avaliação Formativa, além de aulas práticas em simuladores de voo e prática de pilotagem.
Como novidade no curso, os novos alunos estão finalizando a disciplina de Didática, com carga horária de 20 horas/aulas, que está sendo ministrado pela Escola de Governo, através da plataforma EAD, entre os dias 04 a 22 de outubro de 2021.
Um dos objetivos principais do curso foi apresentar ao aluno o uso do drone como ferramenta importante nas investigações policiais e de disseminar a cultura no uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPAs) entre as forças de segurança.
Ministraram o curso os seguintes instrutores: Moacy Alves Lemes (coordenador do Esquadrão), Carlos José Ferreira de Oliveira, Daniel Vilaverde de Oliveira, Edson Mesquita de Sá, Igor Afonso Pedra, Jorgemar da Silva Jeronimo, Subtenente Renato Silva Lima (Bombeiro Militar), Mardem Cintra Miranda, Thiago Lima Luz (Receita Federal), Rafael de Oliveira Figueiredo, Walter Vinícius Araújo Costa e Welton Pires da Rocha.
O Esquadrão de Drones da PC foi criado através da portaria 1.278/18 – DGPC, pela necessidade de se regulamentar as aeronaves (drones) no âmbito da polícia civil. Após várias reuniões, iniciadas em agosto de 2018, foi criado um grupo de estudo com a finalidade de conhecer as nuances legais e operacionais no uso de RPA país. Como resultado deste trabalho foi elaborado a Instrução Normativa 01/18 que regulamenta o uso de RPAs na Polícia Civil, o Procedimento Operacional Padrão (POP) e planilhas de chek list (Pré e pós voo).
Enviar comentário