Passagem de Chefia do Núcleo de Operações Aéreas/SESDEC-RO
09 de outubro de 2012 2min de leitura
09 de outubro de 2012 2min de leitura
O Secretário de Segurança Pública do Estado de Rondônia, o Exmo. Sr. Marcelo Nascimento Bessa, no dia 13/08/2012, às 15:00, na Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania – SESDEC, realizou a transmissão da Chefia do Núcleo de Operações Aéreas – NOA, passando do Maj PM Eduardo Antônio Leal Fernandes, Chefe substituído ao Cap PM Carlos Lopes Silva, Chefe Substituto.
O Maj PM Leal chefiou o NOA de 01 de dezembro de 2009 a 13 de agosto de 2012, tendo por principais realizações: Aquisição de um helicóptero modelo Schweizer 300 CBi, recebimento a titulo de usufruto de dois aviões, quais sejam, Avião Senica III e Avião Cessna 210 e a cessão do Hangar do Governo para estruturar a Aviação de Segurança Pública no Estado de Rondônia. Em termos de pessoal vários cursos foram realizados, dentre eles a formação de pilotos de helicóptero e tripulantes operacionais.
Já o Cap PM Lopes exerceu em sua carreira, diversas atividades na PMRO, nas seguintes unidades: Primeiro e Quinto Batalhão PM, Centro de Inteligência, Centro de Informática, Centro Integrado de Operações Policiais e Diretoria de Ensino, e atualmente exercia a função de Piloto de Helicóptero e Chefe da Seção de Operações do NOA.
A Aviação de Segurança Pública teve inicio no Estado de Rondônia com o Núcleo de Aviação de Segurança Pública – NAvSegP, sendo criado através da Portaria nº 009/10-GAB/SESDEC, de 04/02/2010. O NAvSegP teve o seu nome modificado para Núcleo de Operações Aéreas – NOA, através da Portaria nº 064/12-GAB/SESDEC, de 21 de Maio de 2012, e fica diretamente subordinado à Gerência de Integração de Segurança Pública – GISP, da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania – SESDEC, do Estado de Rondônia, cujo Gerente é o Sr. Ten Cel PM Antônio Vicente Cocoo Cargnin.
O propósito do NOA é o de modernizar as atividades operacionais da segurança pública que utilizam meios aéreos em todo Estado de Rondônia. Visa centralizar e racionalizar o controle, a operação e a manutenção das aeronaves de asas fixas e rotativas, empenhadas em atividade policial, patrulhamento ambiental, socorro público e defesa civil, tornando as atividades desempenhadas pelos operadores de segurança pública mais dinâmica e compatível com as necessidades e interesses da sociedade rondoniense.
Enviar comentário