A maioria dos organizações que realizam missões com guincho de salvamento sabem dos riscos e desafios associados e treinam regularmente. Ao longo dos anos, as organizações usaram uma ampla variedade de métodos, simples e complexos, para treinar para missões com guincho de salvamento.

A chave para um treinamento eficaz é tornar as técnicas e procedimentos uma segunda pele para suas equipes. Isso exige que os líderes dessas organizações dediquem tempo e recursos para realizar treinamentos suficientes para deixar suas equipes seguras e qualificadas.

Saiba mais:

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Use os recursos existentes

Existem muitas técnicas de treinamento muito eficazes que requerem pouco ou nenhum investimento; de fato, alguns até economizam dinheiro. O mais fácil é usar o próprio helicóptero de resgate como uma forma de simulador. Com a aeronave conectada a uma fonte externa, as tripulações passam por todos os procedimentos e check list como se estivessem em voo. As luzes podem ser esmaecidas ou desligadas no hangar para simular as missões noturnas.

O benefício é o reforço de procedimentos padrão que a repetição permite. As comunicações da tripulação podem ser praticadas repetidamente, bem como o momento crítico da tripulação entrando e saindo da cabine, ancorando e desancorado no cabo com e sem vítima. Ele permite que cada membro da tripulação encontre a mecânica corporal adequada para mover cargas de diferentes pesos dentro e fora da cabine usando diferentes dispositivos de resgate. Com os procedimentos básicos internalizados, a tripulação pode se concentrar em missões específicas para maximizar o tempo de treinamento em voo.

Essa técnica é especialmente eficaz para organizações que não realizam muitos resgates com guincho ou que usam pessoal voluntário ou em meio período. Como exemplo, a DRF Luftrettung, na Alemanha, utiliza médicos contratados para tripular seus helicópteros de resgate, que podem trabalhar apenas um turno em 30 dias. Para manter suas habilidades, todas as equipes da DRF praticam a fraseologia de resgate com guincho, uso de equipamentos, check list e procedimentos todas as manhãs no heliponto.

“A chave para um treinamento eficaz é tornar as técnicas e procedimentos uma segunda pele para as tripulações”

Dispositivos simples de treinamento foram desenvolvidos por outras organizações que permitem uma simulação realista a um baixo custo. Nos EUA, muitos operadores policiais e de combate a incêndios e policiais usam helicópteros Bell UH-1 excedentes militares para missões de resgate com uso de guincho elétrico. Não é incomum obter aeronaves UH-1 extras como fonte de peças de reposição. As estruturas não utilizadas, com um guincho acoplado, podem ser montadas em uma torre de treinamento de 15 a 20 metros.

Isso permite que operadores de guincho e técnicos de resgate pratiquem todas as fases de um resgate com uso do guincho elétrico a qualquer momento, sem precisar gastar horas de voo. Outra vantagem desse tipo de simulação é que a qualquer momento o treinamento pode ser interrompido para corrigir erros e discutir quaisquer questões ou problemas que surjam.

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Recursos compartilhados

Outros dispositivos que não helicópteros podem ser úteis no treinamento para tipos específicos de resgates. No sudoeste e sul dos EUA, inundações repentinas são uma ocorrência comum durante os meses de primavera e verão e muitos resgates com guincho são realizados com veículos presos em áreas alagadas.

Como esses tipos de resgates geralmente são realizados apenas em determinadas épocas do ano, é importante poder manter os níveis de habilidade o tempo todo. Muitos operadores transformaram carcaça de veículos antigos e os transformaram em ferramentas de treinamento.

Esses veículos podem então ser colocados em um lago e utilizados para praticar as técnicas de resgate usadas para retirar pessoas de veículos presos em enchentes.

Outro tipo de missão que é uma situação de baixa frequência/alto risco é o resgate de vítimas de um prédio, principalmente se uma janela é o único meio de entrada ou saída. Uma ferramenta de treinamento valiosa para essas situações geralmente é uma torre de treinamento do Corpo de Bombeiros.

Essas torres de treinamento costumam ter cinco ou mais andares, com janelas e portas e são excelentes locais de treinamento para situações simuladas de inundações ou terremotos. Uma vantagem adicional do uso dessas torres e a oportunidade de poder treinar em conjunto com as equipes de resgate dos bombeiros locais que provavelmente também estariam no atendimento desses incidentes.

Mantendo a realidade

Algumas organizações desenvolveram instalações de treinamento de guinchos de alta fidelidade muito sofisticadas. O Bergwacht Bayern, o Serviço de Resgate em Montanha da Baviera, na Alemanha, possui uma instalação de treinamento de última geração, localizada em Bad Tolz, usada por organizações de resgate de toda a Europa.

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Suspensos do telhado de um prédio fechado estão dois modelos de fuselagem de helicóptero. Um é baseado no helicóptero BK117 e o outro é genérico para representar um helicóptero maior, como um Airbus H225 ou um Sikorsky S-92. Cada cabine é conectada a um guindaste móvel que pode induzir alterações de inclinação e rotação de todo o sistema.

O movimento pode ser controlado por um piloto no cockpit para treinar tripulações completas ou por controle remoto quando em treinamento apenas da tripulação de cabine.

Os modelos são equipados com ventiladores que simulam o downwash do rotor, luzes estroboscópicas para efeitos de iluminação e alto-falantes para simulação do som da aeronave. Um guincho elétrico pode ser montado em ambos os lados da cabine e ser fixo ou capaz de ser rebatido, de forma a corresponder ao tipo de guincho da equipe que está sendo treinada, com uma capacidade de carga de 270 kg.

A instalação pode ser usada durante a noite ou dia, e um dos benefícios de ser uma instalação fechada é que o treinamento pode ser realizado em qualquer condição climática – um fator importante para atender aos requisitos de treinamento de tempo crítico.

Além da simulação realista de helicóptero, a instalação possui uma grande variedade de acessórios para diferentes tipos de cenários de treinamento, como por exemplo os resgates em teleférico. Vários tipos de telhados, bem como uma piscina, estão disponíveis para complementar a simulação de treinamento. Além disso, também existe uma parede de escalada para praticar o resgate de alpinistas a partir de uma superfície vertical.

Pilotos, operadores de guincho e técnicos de resgate têm a opção de treinar juntos ou individualmente. Por exemplo, a Air Zermatt, com sede na Suíça, faz seu treinamento de operador de guindaste internamente, mas envia o pessoal médico para efetuar o treinamento de descida no guincho a Bad Tolz uma vez por ano. Além de serem expostos a uma grande variedade de situações de resgate, eles também realizam simulações detalhadas de vítimas que necessitam atenção médica ou portadores de trauma em condições realistas para simular uma missão completa do início ao fim.

A Guarda Costeira dos EUA também possui instalações muito sofisticadas para treinar seus nadadores de resgate. A sua principal área de treinamento possui uma piscina de 25 por 50 metros, com quatro metros de profundidade. Duas torres estão equipadas com um sistema de guincho similar ao existente no helicóptero de resgate MH-65. Dois grandes ventiladores podem criar ventos de até 70 nós, podendo ainda gerar chuva e spray, enquanto um outro ventilador simula o downwash do rotor da aeronave.

As luzes estroboscópicas simulam raios, e um sistema de som pode recriar os ruídos de um furacão, trovão e helicópteros. Além disso, uma máquina de ondas pode criar ondas artificiais de até um metro de altura. Este simulador permite que os estagiários de nadadores de resgate experimentem cenários de resgate no mar com níveis de dificuldade gradualmente mais difíceis a partir do momento em que saem de um helicóptero, alcançam uma vítima e os levem a uma posição de onde podem ser içados.

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Uma nova geração de realidade

Assim como os simuladores de voo com computação gráfica sofisticada causaram um enorme impacto no treinamento de pilotos, a realidade virtual (VR) entrou no mundo do treinamento de operadores de guincho de salvamento. A empresa Priority 1 Air Rescue (P1AR), com sede em Mesa, Arizona/EUA, oferece treinamento de resgate por guincho há 20 anos. Além disso, eles oferecem um pacote pronto de operações com helicóptero de busca e salvamento (SAR).

“Adquirimos nosso primeiro treinador de realidade virtual (VR) em 2012”, explicou Brad Matheson, presidente da P1AR. “Nós o compramos originalmente para padronizar o treinamento entre nossos próprios instrutores e para nossos funcionários de equipes de resgate em contratos de serviço de SAR. Nós comparamos o treinamento de guincho em realidade virtual com o treinamento de piloto em simuladores, que agora é o nosso padrão.  O treinamento em realidade virtual oferece muitas vantagens, como redução de custo, redução de tempo de voo e manutenção em aeronaves, condições padronizadas, maior segurança e a capacidade de criar situações que não seriam seguras com o treinamento real em helicóptero.”

Matheson acrescentou: “Oferecemos um treinamento completo da tripulação, mas estamos centrados na tripulação da cabine traseira. Com o treinamento em realidade virtual, podemos aumentar gradualmente a dificuldade, a complexidade e a carga de estresse do treinamento em um ambiente seguro que pode ser interrompido para discussão e correção antes que os maus hábitos e vícios sejam estabelecidos pelos alunos. Também podemos simular situações que não podem ser executadas em vôos reais, como cenários de decisão de cisalhamento de cabos. Se um cabo se enrolar, o operador do guincho deve ser capaz de reconhecer imediatamente quando é necessário cortar o cabo e executar a tarefa rapidamente, ou toda a aeronave e tripulação estarão em perigo. ”

Matheson apontou outra vantagem do treinamento em realidade virtual, que é aprender a lidar com o giro da maca ou vítima quando do içamento do cabo. Os alunos aprendem o que causa as rotações, como evitá-las e o que fazer se ocorrer rotação. O treinamento real ainda deve ser realizado com helicópteros, mas, quando isso ocorre, os alunos praticam as técnicas apropriadas e já sabem como antecipar e lidar com problemas e situações incomuns.

O simulador de guincho em realidade virtual é configurável para imitar os diferentes tipos de cabine e posicionamento de porta, assento e guincho. O aluno manuseia com um cabo real para ter a sensibilidade do tato e ter uma ideia de como ele se move para cima e para baixo.

Eles podem desenhar o interior exato da cabine para um cliente, para que pareça exatamente com uma de suas aeronaves, bem como onde os dispositivos de resgate estão armazenados na cabine. O aluno olha através de um conjunto de óculos montados no capacete, muito semelhantes aos dispositivos NVG. Portanto, eles ainda têm uma visão periférica em torno dos dispositivos.

A Prioridade 1 Air Rescue usa a modelagem do Google Whole Earth para simulação de dados de localização e terreno, permitindo que a empresa recrie as características de terreno encontrados na área de operação de um aluno. É possível recriar uma grande variedade de condições climáticas, e os níveis de iluminação variam, sendo as condições de salvamento com uso de óculos de visão noturna também uma opção.

Além disso, eles podem criar barcos e embarcações, variando a altura das ondas e colocar vários sobreviventes na água para resgates em massa. Pode criar cenários que envolvem resgates em penhascos e pessoas presas em árvores. Também podem ser simulados cenários de desastre urbano em larga escala, como inundações e resgates de edifícios, com existência de obstáculos como linhas de energia.

A realidade virtual também permite que novos desafios sejam replicados e treinados à medida que surgem. Tanto nos EUA quanto na Austrália, grandes incêndios florestais levaram a cenários de resgate de helicópteros nunca antes encontrados. Aprender a lidar com a fumaça e frentes de incêndio é perfeito para simulação em computador que não pode ser replicada de nenhuma outra maneira.

“Temos o benefício de ser treinadores e operadores reais de SAR por meio de nossos contratos de SAR com empresas de petróleo offshore”, comentou Matheson. “Isso nos permite refinar o treinamento e fazer com que pareça com o mundo real. As necessidades de nossos alunos são o que impulsiona nossa simulação. Podemos fornecer missões de treinamento em realidade virtual que a P1AR conduziu na vida real e recriá-las no simulador de guincho. Recebemos feedback de nossos alunos que nos dizem que os cenários e o treinamento são muito realistas. Temos muita sorte em contar com operadores de resgate em nossa equipe, que também são muito proficientes em computação gráfica e são capazes de criar cenários realistas com a empresa que estamos usando para nossos dispositivos de realidade virtual.”

Passo a passo, de muitas maneiras, o treinamento para missões com operação de guincho de salvamento seguiu um caminho semelhante ao do treinamento de pilotos. Primeiro era realizado apenas pilotando o helicóptero, depois vieram simuladores parciais e, finalmente, sistemas de realidade virtual sofisticados com gráficos de computador detalhados. As etapas finais, que estão começando agora, serão padrões de treinamento nacionais e internacionais desenvolvidos por organizações de resgate de helicópteros.

Fonte: Artigo originalmente publicado na revista AirMed and Rescue, em tradução livre do site Piloto Policial.