Os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado envolvidos no 46º Festival de Parintins realizaram, na manhã desta sexta-feira (24), uma simulação de salvamento de vítimas graves de incêndio.

A ação integrada teve o apoio de um helicóptero (Bell 412, PT-HUK) da Líder Táxi Aéreo a serviço do Governo do Amazonas, por meio de parceria com a empresa HRT O&G, que estará de prontidão durante os três dias da festa.

A simulação, executada por cerca de 60 homens do Corpo de Bombeiros do Amazonas e da Defesa Civil do Estado, teve início na Praça dos Bumbás. Nesse local foi realizada a triagem e remoção de cinco pessoas que estariam politraumatizadas.

“Quando recebemos a ligação pelo 193, levamos um minuto e meio para se deslocar do quartel até o lugar do acidente”, destacou o comandante da operação, major Ruas Braga.

Paralelamente, o helicóptero a serviço da Defesa Civil do Estado entrou em ação, sendo posicionado nas proximidades do Bumbódromo, na área do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) do município. O percurso das oito viaturas do Corpo de Bombeiros até esse ponto também durou aproximadamente um minuto e meio.

Com a chegada dos feridos, técnicos e brigadistas voluntários capacitados pela Defesa Civil deram suporte aos bombeiros no isolamento da área e evacuação da população nos arredores. O simulado encerrou com a decolagem do helicóptero transportando as vítimas, no qual médicos intensivistas da Força Aérea Brasileira (FAB) prestaram atendimento pré-hospitalar.

O Disque 193, coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), está disponível em regime de plantão 24 horas. A população e visitantes de Parintins também podem contar com esse serviço em casos de acidentes de trânsito, afogamentos, desmoronamento, mal súbito e atendimento de primeiros socorros.


Fonte: Portal do Governo do Estado do Amazonas.

Fotos: Alfredo Fernandes / Agecom.