Ceará – Enfrentando obstáculos, cansaço e as dificuldades de realizar uma prova extrema, o sargento da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Idelvan, que atua como operador aerotático na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foi o único cearense a concluir uma prova de triathlon e conquistar uma medalha. A competição ocorreu no na Patagônia, no Chile.

A prova, que aconteceu no início de dezembro, ocorreu em um dos cenários naturais mais impressionantes do mundo. Começando em Fiorde de Aysén, os atletas deveriam nadar 3,8 quilômetros, pedalar 180 quilômetros e correr 42,2 quilômetros. Ao todo, 19 brasileiros participaram da competição.

Realizando a prova completa em 15 horas e 6 minutos, o sargento PM Idelvan ressaltou que a preparação da prova foi desde o início do ano. “Em 2023, fiquei encantado com essa prova e quis fazer e finalizar. Ao longo do tempo, mantive contato com um treinador de São Paulo que me passou os planos de treinos, fiz exames médicos e acompanhamento com nutricionista para checar se estava tudo certo. Foi uma série de apoio para poder estar pronto e vir realizar a prova”, contou ele. 

“A largada e a chegada são em cidades diferentes. Cada participante tem que ter uma equipe de apoio. Eu pude contar com minha esposa, a cabo PM Larissa, e com o médico Adriano Antunes, ambos também atuam na Ciopaer”, completou. 

Vivenciando um clima frio e se aventurando em um percurso cheio de belezas naturais, o sargento Idelvan destacou que a sensação de participar e concluir a competição ficará marcada para sempre em sua memória. “A experiência é indescritível. Desde a largada, o qual foi o momento em que caí na água gelada, até as paisagens que vi durante o ciclismo e as montanhas com neve durante a corrida, tudo isso tornou o dia inesquecível. Foi um sonho realizado”, concluiu o atleta.