EUA – As famílias que presentearam os seus com drones no último Natal, devem ter algumas preocupações com padrões de voo e leis federais para refletir.

Algumas semanas atrás, voando uma missão aeromédica em socorro a um paciente que precisa de cuidados médicos de emergência, o helicóptero do operador aeromédico Dartmouth-Hitchcock Advanced Response Team (DHART) passou muito perto de outro avião: um drone operado remotamente.

Steve Metheny, da esquerda, e Richard Colfer, aproximam-se da aeronave para ajudar a desembarcar um paciente que está sendo transportado para o hospital. O serviço de ambulância aérea executa aproximadamente 1.400 missões aéreas por ano e expressou uma crescente preocupação sobre a proliferação de drones que partilham o espaço aéreo.

Para Kyle Madigan, diretora do DHART, o incidente serviu como um alerta. “Drones representam um risco único de segurança”, disse ele. “Nós não os vemos em nenhum radar, não podemos nos comunicar com eles, e assim eles são um desconhecido para nós.”

Os drones, também conhecidos como veículos aéreos não tripulados e sistemas de aeronaves não tripulados, tendem a se tornar frequentes, com o FAA americano projetando vendas anuais dos atuais 2,5 milhões de unidades de drones vendidos em 2016 para 7 milhões em 2020.

Os entusiastas dos drones são rápidos em advertir os usuários novos para tomarem cuidado e obedecer aos regulamentos do FAA ao voar seus equipamentos, e que se pesem mais de 250 gramas também têm que ser devidamente registrados.

“Só espero que as pessoas sejam responsáveis com eles”, disse Brad Salon, que recebeu seu primeiro drone pelos correios recentemente.

“O que vai acabar acontecendo são alguns acidentes para que as restrições se tornem mais rígidas”, disse Salon, citando um incidente de agosto em que um drone atingiu duas mulheres em um casamento, em New Hampshire/EUA.

Star Tribune photographer Brian Peterson's drone and controls are displayed in Stillwater, Minn., March 12, 2014. (Brian Peterson/Minneapolis Star Tribune/MCT)

O drone e os controles do fotógrafo Star Tribune, Brian Peterson, são exibidos em Stillwater, Minnesota, 12 de março de 2014. (Brian Peterson / Minneapolis Star Tribune / MCT)

Braxton Freeman, proprietário de drone e que trabalha como gerente de tráfego aéreo no Aeroporto Municipal da cidade de West Lebanon, em New Hampshire/EUA, está profundamente ciente dos riscos que eles representam. “Não é um brinquedo”, disse ele. “Pode causar danos e ferimentos às pessoas.”

As regulamentações da FAA exigem que os usuários de drones recreativos notifiquem um operador de aeroporto e a torre de controle de tráfego aéreo sobre vôos dentro de 5 milhas do aeroporto e além de outras proibições perto de aeroportos movimentados.

Drones também tem suas operações restritas no espaço aéreo em volta de usinas de energia, prisões e helipontos, como o do Dartmouth-Hitchcock Medical Center. Exceto aqueles com permissões especiais, usuários de drones não podem voar suas máquinas acima de 400 pés, ou fora de seu campo de visão.

Alguns usuários, no entanto, por ignorância ou indiferença, violam essas regras. Madigan disse que os pilotos de helicópteros DHART já reportaram cinco drones, incluindo o de Hannover, voando bem acima do limite de 400 pés.

“O problema com os drones”, disse Madigan, “é que eles são tão pequenos e acabam sendo difíceis de ver. Bater em um drone poderia realisticamente ser catastrófico”.

DHART Communications Specialist Tom Perron looks at a realtime map monitoring all of the EMS transport helicopters in the northeast inside the DHART Communications Facility, Tuesday afternoon, December 20, 2016. One of the challenges posed by drones is that they do not show up on radar. (Valley News - John Happel) Copyright Valley News. May not be reprinted or used online without permission. Send requests to permission@vnews.com.

DHART Especialista em Comunicações Tom Perron olha para um mapa em tempo real monitorando todos os helicópteros de transporte EMS no nordeste dentro da DHART Communications Facility. Um dos desafios colocados pelos drones é que eles não aparecem no radar.

Fonte: Valley News, adaptação Piloto Policial.