Comentários sobre: Operação policial aérea noturna – um exemplo de sucesso https://www.pilotopolicial.com.br/operacao-policial-aerea-noturna-um-exemplo-de-sucesso/ Notícias sobre Aviação de Segurança Pública Tue, 27 Sep 2016 20:33:20 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: Mauricio https://www.pilotopolicial.com.br/operacao-policial-aerea-noturna-um-exemplo-de-sucesso/#comment-183 Thu, 01 Apr 2010 14:50:50 +0000 http://www.pilotopolicial.com.br/?p=819#comment-183 Nos USA os Policiais usam aeronaves Policiais direto a noite em apoio aos Policiais nas Viaturas em terra olhem ex Miami e as Grandes cidades Norte Americanas FAROL de busca e FlIR e sem duvida essencial Para OPERAÇAO POLICIAL a noite !

]]>
Por: Cap Freitas CBMDF https://www.pilotopolicial.com.br/operacao-policial-aerea-noturna-um-exemplo-de-sucesso/#comment-182 Wed, 31 Mar 2010 14:04:39 +0000 http://www.pilotopolicial.com.br/?p=819#comment-182 Prezado Sr. Éderson,

O CBMDF realiza anualmente a Semana de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do 3ºBBS/AvOp. Trata-se de um evento que visa a elevação da percepção de risco dos envolvidos com as operações aéreas realizadas pela Corporação. Não se trata de um Curso e não são emitidos certificados.
Como o CBMDF já atendeu algumas ocorrências em que o Grupo de Resgate Voluntário Águia Uno atuava em Águas Lindas-GO e região do entorno, estendemos o convite na semana de prevenção ao Águia Uno visando unicamente a elevação da segurança das operações aéreas.
Abraços.

]]>
Por: ederson rodrigues dos santos https://www.pilotopolicial.com.br/operacao-policial-aerea-noturna-um-exemplo-de-sucesso/#comment-181 Wed, 31 Mar 2010 03:00:12 +0000 http://www.pilotopolicial.com.br/?p=819#comment-181 eu ja passei por um curso de uma semana de segurança de vôo pelo corpo de bombeiro milita do distrito federal mais não pegamos sertificado de clocusão do curço,pois cada curço que fasemos é muito iportante para nois que atua em rodovias e essi de vocêis nos ajudaria muito

]]>
Por: ederson rodrigues dos santos https://www.pilotopolicial.com.br/operacao-policial-aerea-noturna-um-exemplo-de-sucesso/#comment-180 Wed, 31 Mar 2010 02:55:07 +0000 http://www.pilotopolicial.com.br/?p=819#comment-180 sou do grupo de resgate águia uno em brasilia e gostaria de sabe como eu posso participa de um curso de operaçoes aerias de resgate por favo

]]>
Por: MAURICIO POLICIAL https://www.pilotopolicial.com.br/operacao-policial-aerea-noturna-um-exemplo-de-sucesso/#comment-178 Fri, 23 Oct 2009 23:42:53 +0000 http://www.pilotopolicial.com.br/?p=819#comment-178 Como pode ainda no Brasil helicopteros Policiais nao terem farol de busca e flir isso e essecial num patrulhamento aereo a noite !

]]>
Por: Eduardo Beni https://www.pilotopolicial.com.br/operacao-policial-aerea-noturna-um-exemplo-de-sucesso/#comment-179 Fri, 23 Oct 2009 23:21:26 +0000 http://www.pilotopolicial.com.br/?p=819#comment-179 Caro amigo e mestrando Hérlon você deu uma aula. Obrigado pela colaboração com seu excelente comentário.
Bons estudos!

]]>
Por: Hérlon Lima https://www.pilotopolicial.com.br/operacao-policial-aerea-noturna-um-exemplo-de-sucesso/#comment-177 Thu, 22 Oct 2009 13:51:01 +0000 http://www.pilotopolicial.com.br/?p=819#comment-177 A crescente utilização do FLIR, na aviação de segurança pública do Brasil, segue uma tendência mundial, na qual a efetividade do serviço é um fator relevante, diferenciado e necessário para a reafirmação do vetor aéreo. O FLIR, aliado com outras tecnologias, como o downlink (sistema de transmissão de imagens via microondas), além de ampliar a consciência situacional da tripulação, permitindo reconhecer e melhor decidir sobre o ambiente da operação, amplificando os efeitos da tridimensionalidade e facilitando a difusão destas informações para os outros elos envolvidos na ação.

Este equipamento surge também como uma alternativa, no estado da arte, oferecida pela indústria para reduzir os riscos associados à observação em baixa altura, modificando positivamente quantificações de itens avaliados na matriz do gerenciamento do risco. O aumento da altura com o terreno vai depender diretamente da capacidade óptica do equipamento, quanto maior a capacidade de definição de imagens (dentro de características térmicas do ambiente e decupagem de imagem), maior será a possibilidade da aeronave ganhar altura, dentro da camada limite atmosférica e se livrar das ameaças recorrentes, como o efeito dos ventos e turbulências, brownout(particulado em suspensão), wire strike (colisão com fios), dentre outras.

Atenção especial deve ser dada no momento de aquisição dessas novas ferramentas, já que uma solução de compromisso deve ser tomada entre a disponibilidade de potência das aeronaves que as abrigarão e o incremento no seu peso básico vazio, além observar se o acréscimo de tecnologia, dentro do conjunto da máquina, significa facilidade e não sobrecarga de informações, conduzindo ao aumento desnecessário do workload(carga de trabalho) da tripulação.

Prezado Beni, mais uma vez, parabenizo-o pela iniciativa e condução acurada do Piloto Policial, uma preciosa e inteligente ferramenta de troca de informações na nossa atividade.

Hérlon Lima – Cap PM
Grupamento Aéreo da PMBA(GRAER)

]]>
Por: Rodrigo Duton https://www.pilotopolicial.com.br/operacao-policial-aerea-noturna-um-exemplo-de-sucesso/#comment-176 Tue, 06 Oct 2009 13:54:16 +0000 http://www.pilotopolicial.com.br/?p=819#comment-176 Prezados policiais aviadores da Região Sudeste,

A exemplo do que ocorre em São Paulo, na PM do Rio de Janeiro não realizamos de forma rotineira salvamentos nem resgates após o por do sol, considerando o elevado risco de se realizar essas operações em condições meteorológicas desfavoráveis.

O TIH e a EVAM é realizada principalmente pelos amigos do CBMERJ.

Houve uma época em que se realizavam rotineiramente operações policiais noturnas; estas eram realizadas pelos amigos da PCERJ.

No GAM possuímos um FLIR, porém nossas operações policiais noturnas estão em fase de reestruturação operacional e logística.

Bons voos e sucesso a todos!

CAP Rodrigo Duton – PCH
Chefe do Núcleo de Policiamento Aéreo (NPA) – GAM – PMERJ

]]>
Por: Administrador https://www.pilotopolicial.com.br/operacao-policial-aerea-noturna-um-exemplo-de-sucesso/#comment-175 Wed, 30 Sep 2009 15:00:05 +0000 http://www.pilotopolicial.com.br/?p=819#comment-175 Em resposta a messias alan de magalhaes.

Caro Cap Messias, bom dia, adianto que em São Paulo fazemos operação noturna policial (VFR noturno, na TMA ou 27 nm do aerodrómodo – PADRÃO) e NÂO fazemos resgate aeromédico ou salvamento, por questões óbvias de segurança, entretanto fazemos remoção aeromédica (verificada a real necessidade) entre helipontos registrados ou homologados noturno (dentro da TMA, pois fora dela a aeronave e piloto devem ser IFR). Com todos os anos de operação noturna a operação policial, com o equipamento FLIR é um sucesso, mas não acredito na operação de salvamento ou resgate aeromédico, por ter sérios problemas de segurança e logística. Esse tipo de missão (salvamento e resgate), por ser crítica, é feita durante o dia e em condições meteorológicas favoráveis (VFR / VMC).

Bons voos!

]]>
Por: messias alan de magalhaes https://www.pilotopolicial.com.br/operacao-policial-aerea-noturna-um-exemplo-de-sucesso/#comment-174 Wed, 30 Sep 2009 11:37:57 +0000 http://www.pilotopolicial.com.br/?p=819#comment-174 Companheiros de labuta da aviação policial,

Estou fazendo uma análise do voo noturno na PMMG e este documentário encaixará perfeitamente quando for analiar a questão logística de nossas aeronaves para o voo noturno.
O estudo visa verificar quais setores devemos aperfeiçoar e um deles será o logístico. Operamaos nas 24 horas do dia e há pelo menos 5 anos não temos FLIR ou outro equipamento além do farol de busca.
Além disso, é de interesse do estudo verificar a doutrina existente e regulamentação do voo policial noturno. Se alguém tiver alguma informação a respeito seria muito útil.
A ausência de uma regulamentação noturna, pelo menos em MG, fez com que tripulações se arriscassem por não haver um referencial do que poderia ser feito à noite. Para se ter uma idéia dois casos chamam a atenção. Duas ocorrências de resgate dentro de uma cava de mineradora em noites escuras e sem referencial luminoso foram fatos que ocorreram no inicio das operações noturnas.
Um abraço e sucesso a todos!

Cap Messias Alan de Magalhães
Piloto PMMG

]]>