No dia 14 de agosto de 2010 a tripulação da Aeronave ÁGUIA 01 do GRAer da Polícia Militar do Amazonas decolou com destino a cidade de Apuí/AM, distante cerca de 246 NM de Manaus, sul do Estado, para participar da Operação Mosaico do Apuí. Uma operação de caráter policial e ambiental conjunta, com o objetivo de fiscalizar áreas de reservas preservadas, supervisão de áreas ilegais de garimpo e identificação de pistas de pouso clandestinas.

A operação contou com a participação dos seguintes órgãos: Polícia Federal (PF), CEUC – Centro Estadual de Unidades de Conservação, Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb/PMAM) e Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (GRAer/PMAM). O Mosaico, uma composição de várias unidades de conservação contíguas, situa-se na fronteira sul do estado e dista aproximadamente 54NM da cidade de Apuí.

Entre os dias 14 e 17 de agosto, o ÁGUIA 01 voou 16.5 horas tendo atuado e identificado uma pista de pouso de aproximadamente 500 metros de comprimento, às margens do rio Mucura. A pista foi fotografada e analisada por uma equipe da Polícia Federal com o objetivo de efetuar os procedimentos legais necessários a sua destruição.

O garimpo ilegal instalado nas proximidades do referido rio também foi sobrevoado e fotografado para fins periciais, sendo que a aeronave pousou na clareira aberta pelos infratores com objetivo de identificar e comprovar o cometimento das infrações e ainda extrair a equipe de policiais do BPAmb.

Os policiais levaram cerca de 4 dias para cobrir um trajeto entre selva e rio partindo de Apuí, trajeto este que o Águia levou 40 minutos para fazer, demonstrando claramente a vantagem do vetor aéreo como ferramenta essencial para a manutenção da lei e da ordem no estado do Amazonas.

O sucesso da missão se deu pela desativação do garimpo, e pela demonstração da presença do estado mesmo nos pontos mais longínquos do maior estado do país.

Compuseram a tripulação do Águia 01 na missão a seguinte equipe: Cmt da Aeronave – MAJ CBMDF Portela (FNSP), Copiloto – MAJ CBMAM Tupinambá, Tripulantes Operacionais – SD PMDF Carla Junker (FNSP), SD PMAM Gonçalo Boto, SD PMAM R. Rego; Mecânico – SGT PMMS Anderson (FNSP).

Confira as fotos da operação


Fonte : GRAer/AM