Operação integrada de buscas encontra avião desaparecido após decolar de Caratinga
10 de outubro de 2015 1min de leitura
10 de outubro de 2015 1min de leitura
Minas Gerais – Uma operação integrada que envolveu o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, com o apoio do Piloto Bergue, resultou na localização do avião monomotor, que decolou de Caratinga, na região do Rio Doce, na última terça-feira (6), e desapareceu com dois pilotos a bordo.
Após avaliação na Serra do Caraça, entre as cidades de Santa Bárbara e Catas Altas, na região Central do Estado, os bombeiros confirmaram ser o Corisco Neiva EMB-711C, matrícula PT-NKU. Este era o terceiro dia de buscas pela aeronave desaparecida.
Segundo o delegado Ramon Sandoli, chefe do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Polícia Civil de Minas Gerais, partes dos corpos dos pilotos Fausto Mesquita e João Paulo Araújo, ambos naturais de Governador Valadares, também no Rio Doce, também foram localizados. Os homens seguiam para Pará de Minas, na região Central do Estado.
Conforme Sandoli, o resgaste dos corpos e dos destroços, além do trabalho de perícia, foi dificultado pela chuva que cai no local, na tarde desta sexta.
Fotos (Divulgação):
Desde essa quinta-feira (8), os helicópteros Carcará 02, da Polícia Civil, e Arcanjo 03, do Corpo de Bombeiros, juntamente com outra aeronave, pilotada por José Bergue Filho, amigo dos pilotos do avião, dividiram os quadrantes do local apontado como o mais provável para a queda.
Paralelamente, os delegados Evandro Nascimento e Tatiana Soares, de Caratinga, investigavam os últimos contatos feitos pelos tripulantes da aeronave.
Foi um trabalho integrado bem sucedido em mais um evento aeronáutico trágico.
Investigação
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) também foi informado sobre a localização da aeronave e técnicos irão investigar as causas do acidente.
De acordo com a FAB, o monomotor decolou às 11h30 de terça-feira (6) e não tinha plano de voo.
Além disso, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que a aeronave estava com a Inspeção Anual de Manutenção vencida e, por isso, também teve seu Certificado de Aeronavegabilidade suspenso. Sem os dois documentos, o monomotor não poderia voar.
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