Operação aeromédica completa 50 anos na Polícia Estadual de Maryland/EUA
29 de março de 2020 4min de leitura
29 de março de 2020 4min de leitura
Estados Unidos – Cinqüenta anos atrás, em 19 de março de 1970, a Polícia Estadual de Maryland/EUA realizou sua primeira missão aeromédica com helicóptero, marcando o início de meio século de serviço aeromédico salvando vidas no estado.
Essa missão foi pilotada pelo “Hekicopter 108” da Polícia estadual de Maryland/EUA, um Bell 206 JetRanger tripulado pelo piloto Cpl. Gary Moore e o médico Trooper First Class Paul Benson. A aeronave e a tripulação foram chamadas para o local de um acidente automobilístico com vítima no cruzamento entre Baltimore Beltway e Falls Road.
Os dois soldados levaram o motorista ferido para o Centro de Estudo do Trauma, conhecido hoje como Universidade de Maryland R. Adams Cowley, Centro de Trauma de Choque em Baltimore/EUA.
“Demorou cerca de três semanas antes de recebermos nossa primeira missão, porque era tudo novo para o Estado”, disse o tenente-coronel aposentado Gary Moore, “éramos a equipe de plantão e pousamos na estrada, embarcamos a vítima e a levamos ao centro de trauma. Aquela vítima sobreviveu!”.
A bem-sucedida missão aeromédica marca a expansão formal da Polícia Estadual de Maryland para serviços médicos de emergência e a primeira vez que uma agência não militar transportou uma vítima traumatizada gravemente ferida de uma local de acidente com helicóptero aeromédico.
“Somos um parceiro orgulhoso de um incrível sistema de atendimento médico de emergência, que inclui os bombeiros e paramédicos e as incríveis enfermeiras, médicos e pessoal de apoio em centros de trauma e hospitais em Maryland”, declarou coronel Woodrow Jones III, superintendente da polícia estadual de Maryland durante uma cerimônia recente que marcou o aniversário. “Desde o primeiro voo, há 50 anos, os técnicos de aviação, equipe de suporte, paramédicos e pilotos do Comando de Aviação da Polícia Estadual de Maryland nunca vacilaram em seu compromisso de prestar apoio aeromédico, busca e salvamento, policial e segurança nacional para os moradores de nosso estado e aqueles que o visitam. ”
Neste meio século desde a primeira missão, o Comando de Aviação da Polícia Estadual de Maryland concluiu pelo menos 180.000 missões e transportou mais de 150.000 pacientes. Atualmente, o Comando de Aviação possui uma frota de 10 helicópteros Leonardo AW139, distribuídos em sete bases localizadas nos condados de Allegany, Frederick, Baltimore, Prince George, St. Mary’s, Talbot e Wicomico.
O programa de aviação não ficou imune a perdas a longo prazo. Em 50 anos, um acidente de avião e quatro de helicóptero mataram nove policiais estaduais e um paramédico.
A missão aeromédica na Divisão de Aviação da Polícia Estadual de Maryland começou em novembro de 1960 com um helicóptero Hiller UH-12E, usado principalmente para missões policiais, mas também executando “apoio médico”. Isso implicava o transporte de pacientes como vítimas de ataque cardíaco e gestantes durante tempestades de neve ou outras emergências. Os resgates médicos foram realizados com o Hiller já em 1966, mas sem cuidados médicos abrangentes no caminho.
O Departamento voou com uma frota de JetRangers até o final dos anos 80, quando atualizou sua frota com helicópteros Eurocopter (agora Airbus) AS365 Dolphin, bimotores, aumentando a velocidade e espaço interno, suficiente para atender duas vítimas. Em 2013, a frota foi novamente renovada com os AgustaWestland (agora Leonardo) AW139 .
Equipamentos e medidas de segurança adicionais foram incorporados, juntamente com a adição de um segundo piloto e um segundo médico à tripulação de voo padrão. A missão do Comando da Aviação cresceu para incluir resgate aéreo, apoio à segurança nacional, busca e salvamento, e avaliação de desastres.
O piloto Craig Thompson testemunhou a evolução do programa aeromédico da Polícia Estadual de Maryland durante seus 46 anos no Departamento. Depois de mais de 10 anos como policial, Thompson passou de passageiro para piloto de um JetRanger. Ainda piloto do Comando de Aviação, Thompson voou nos três modelos de helicópteros aeromédicos.
“O JetRanger era divertido de pilotar, mas não certificado para voos IFR [regras de voo por instrumentos]”, disse Thompson em comunicado. “O Dauphin era rápido e capaz de voar por instrumento. Com o AW139 tivemos um grande salto em relação ao Dauphin. Nossa aeronave atual é muito maior, mais rápida e muito mais capaz. ”
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