Operação aérea integrada entre PMSC e PMPR realiza transporte de órgãos para transplante
25 de fevereiro de 2017 2min de leitura
25 de fevereiro de 2017 2min de leitura
Santa Catarina – Nesta quarta-feira (22), o heliponto da Guarnição Especial de Mafra (Gemfa) serviu de base de apoio para uma operação conjunta. Participaram da missão as Polícias Militares de Santa Catarina e do Paraná (PMPR) e a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott). Foi realizado o transporte rápido e eficiente da equipe médica que atuou na captação de órgãos para transplante no Hospital São Vicente de Paula.
A equipe da Polícia Militar do Paraná, integrada pelo major Adilar Marcelo De Lima, major José Antonio Rodrigues e capitão Rodrigo Vidal, pousou um helicóptero modelo AS350B4 (H130) por volta das 12h e a equipe da Policia Militar de Santa Catarina atuou com o helicóptero Águia 01, modelo Esquilo, baseado em Joinville, com tripulação composta pelo tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, 1º tenente Jean Carlos Caetano, cabo Ricardo Alexandre Carpes e soldado Edalino Gomes Pereira, efetuando operação de pouso por volta das 14h.
Operações dessa natureza envolvem vários profissionais da saúde e necessitam de meio de transporte que possibilite a chegada do órgão doado ao destinatário no menor tempo possível. A captação de múltiplos órgãos foi realizada pela Cihdott, a qual foi instituída no hospital São Vicente de Paula em setembro de 2009, e envolveu médicos de São Paulo, Curitiba e Joinville.
Segundo a coordenadora do Cihdott, enfermeira Lucimara Kaiva, desde a sua inauguração já foram realizados 19 procedimentos de captação em Mafra, sendo que esse foi o maior e mais complexo procedimento realizado, devido a captação de múltiplos órgãos.
Os órgãos captados foram transportados pelas aeronaves até os municípios de Curitiba-PR e Florianópolis- SC, onde serão transplantados em pacientes que se encontram na fila de espera.
Ativado em 2008, o único heliponto do município de Mafra, raramente recebeu a operação de duas aeronaves em um curto espaço de tempo, sendo que os procedimentos de pouso e decolagem ocorreram com toda segurança necessária.
A Polícia Militar de Santa Catarina, através de seu Batalhão de Aviação realiza este transporte em todo Estado, sendo que a Guarnição Especial de Mafra se sente honrada em poder auxiliar nessa importa e nobre tarefa.
Fonte: PMSC.
Fotos: Agente temporária Nayara Sprotte.
Enviar comentário