Oficial da PMES recebe título de especialista em Segurança da Aviação no ITA
17 de dezembro de 2013 1min de leitura
17 de dezembro de 2013 1min de leitura
O major da PMES Marcos Alexandre Novaretti Roberto concluiu o Curso de Especialização Stricto Sensu em Segurança da Aviação e Aeronavegabilidade Continuada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A cerimônia de encerramento do curso aconteceu em São José dos Campos, em São Paulo, no último sábado (07).
O evento contou com a presença de civis e diversas autoridades, pilotos e engenheiros da Aeronáutica, Marinha e Exército.
As aulas do curso tiveram início em 01 de fevereiro de 2013, em Brasília, no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A principal finalidade do curso é formar especialistas que possam atuar diretamente na segurança da aviação civil e militar, preparando-os para os desafios e responsabilidades no estabelecimento de uma sólida cultura nas áreas desse conhecimento.
Para a Polícia Militar do Espírito Santo, o destaque está em formar um oficial piloto, que munido das técnicas de segurança em aviação, poderá desempenhar de forma mais qualificada suas funções na Segurança Pública, uma vez que, atualmente a PMES conta com quatro helicópteros, sendo três operacionais e um para instrução.
O curso teve duração de nove meses e abrangeu diversas matérias relacionadas à segurança da aviação, como Engenharia Aeronáutica, Segurança Operacional e de Sistemas de Voo, Gerenciamento de Crise de Contingências, Responsabilidade Civil em Segurança de Aviação, Medicina Aeroespacial e Ambiente de Navegação.
O processo seletivo do curso exigiu uma preparação longa por parte do major Novaretti. O oficial superior serve, atualmente, no Ciodes e contou com o apoio do seu chefe direto, tenente-coronel Chagas, para conseguir alcançar mais essa vitória na sua carreira profissional, visto que, as aulas presenciais ocorriam sempre em Brasília, e eram necessários ajustes nas escalas de serviço.
O major Novaretti disse estar muito feliz com mais esta conquista pessoal e profissional “e coloco-me à disposição da PMES para replicar o conhecimento adquirido no intuito de tornar a aviação policial no Espírito Santo a mais segura possível”, finalizou o oficial.
Fonte: PMES.
Enviar comentário