Oficiais da Marinha realizam Ground School do helicóptero Esquilo no Grupamento Aéreo de São Paulo
10 de maio de 2017 2min de leitura
10 de maio de 2017 2min de leitura
São Paulo – Pela primeira vez, a Polícia Militar realizou uma parceria com a Marinha do Brasil para a formação inicial de três pilotos de helicóptero no curso ministrado na Base de Radiopatrulha Aérea de Piracicaba. O curso iniciou no dia 30 de março.
Os primeiros-tenentes, Alexsandro Brito de Oliveira, Felipe Frambach Silva e Ronaldo de Oliveira Júnior já realizaram, cada um, 26 horas de voo, sendo uma hora de voo noturno. Até o final do treinamento voarão, 30 horas cada um, no helicóptero de instrução da Polícia Militar (Schweizer 269C-1).
Paralelamente ao treinamento básico de pilotagem, os oficiais de marinha estão realizando o Ground School do helicóptero Esquilo (AS350B2), ministrado pelo Centro de Treinamento do Grupamento Aéreo. Quando finalizarem o treinamento no Schweizer farão 05 horas de voo de adaptação no Esquilo.
Quando o treinamento terminar os três pilotos retornam ao Esquadrão HI- 1 da Marinha. A missão desse esquadrão é realizar a parte prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), a fim de complementar o ensino teórico ministrado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN). O HI-1 opera helicópteros Bell Jet Ranger III (IH-6B) para instrução básica de voo e está sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Seu lema: “Nós ensinamos aos homens o que Deus legou apenas aos pássaros”.
Os pilotos
Os tenentes ingressaram na Aviação Naval em 2015 após passarem por um processo seletivo na Marinha. Realizaram testes físicos, psicológicos e médico. A fase intelectual do processo de seleção é feita a partir da classificação de saída da Escola Naval. Antes do início do curso de pilotagem realizaram no CIAAN treinamento de sobrevivência na selva e no mar e UTEPAS (Treinamento de sobrevivência em queda de helicóptero).
Nesse processo foram selecionados 27 oficias, sendo que 10 deles realizam o curso de pilotagem da Academia da Força Aérea no avião T-25 e desses, 3 oficiais também realizam o treinamento no T-27. Além dos 3 oficiais que fazem o curso de helicóptero na Polícia Militar de São Paulo, outros 3 tenentes realizarão o curso completo de pilotagem na Aviação do Exército, no helicóptero AS350L1.
Cada oficial, antes de ingressar na aviação naval, teve uma história profissional diferente. O Tenente Felipe Frambach tripulava o Navio Tanque Marajó, o tenente Allexsandro a Fragata Rademaker e o Tenente Ronaldo a Fragata Independência.
Muito perto de finalizarem o curso básico de pilotagem marcam um momento histórico na aviação policial e militar. A formatura está prevista para acontecer no dia 29 de maio no Grupamento de Radiopatrulha Aérea no Aeroporto Campo de Marte.
Enviar comentário