Ocorrência grave em Monte Alegre/RN: Potiguar I e tecnologia mostram serviço
21 de agosto de 2010 3min de leitura
21 de agosto de 2010 3min de leitura
Bandidos fortemente armados, tiroteio, policiais militares reféns, viatura da PM roubada, prédio da guarda municipal crivado de balas, hospital fechado, fórum trancado, comércio com as portas abaixadas. O cenário de um filme de faroeste ocorreu em 18AGO2010, no centro da cidade de Monte Alegre, a 34 km de Natal.
Por volta das 12h40, uma quadrilha (a polícia não informou com precisão se foram seis ou oito homens) com armas de grosso calibre, em um gol prata de placas CMF 5246 de Mamanguape (PB) e em duas motos chegaram à cidade e atiraram contra três policiais militares que estavam na frente do prédio da Guarda Municipal da cidade (local onde funciona também o batalhão da PM). Segundo os policiais que estavam no local, o objetivo da quadrilha era roubar o carro forte que estava chegando à cidade para abastecer a agência do Banco do Brasil. Agentes penitenciários que estavam no fórum fazendo a guarda de dois presos que eram ouvidos em uma audiência ao perceberem o tiroteio também atiraram contra os bandidos. Os criminosos fugiram do local em uma viatura da PM e levaram como reféns os três policiais: o sargento Nascimento, o soldado J.Gomes e o soldado Cristiano. As vítimas foram liberadas em Laranjeiras de Abdias. Os bandidos fugiram pelo canavial.
De acordo com informações da polícia, a viatura com rastreador facilitou a localização do veículo. Um rádio HT também teria auxiliado as vítimas a acionarem a polícia. O sargento Nascimento foi baleado com um tiro na perna durante o tiroteio e, depois de ter sido liberado pelos bandidos teria sido socorrido para o hospital Walfredo Gurgel, o soldado Cristiano foi ferido com um tiro de raspão no rosto. Após ter sido medicado no Hospital Maternidade Lavosier Maia seguiu com outros PMs em diligências para capturar os criminosos. Já o soldado J. Fernandes permaneceu parte da tarde no ambulatório do hospital em Monte Alegre.
Diante do caos instalado em Monte Alegre várias viaturas foram acionadas para o local. Policiais do Batalhão da Policia de Choque (Bpchoque), do Grupo Tático de Operações (GTO), da Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas (Rocam), policiais da cidade de Vera Cruz e o helicóptero Potiguar I da Secretária de Segurança Pública e Defesa Social foram enviados para a área de conflito. Mais de 15 viaturas saíram de Natal com destino à Monte Alegre.
Em todas as cidades circunvizinhas policiais montaram barreiras. Em Brejinho, por exemplo, uma barreira improvisada foi montada com vários PMs. O objetivo era tentar localizar algum criminoso que pudesse tentar fugir pela localidade.
Em Laranjeiras de Abdias a polícia fez uma varredura, nas comunidades conhecidas como Mundo Novo e sítio Malhada também foram feitas diligências. A grande área com plantação de cana e o matagal, além de inúmeras estradas vicinais que formavam um labirinto dificultou o trabalho dos policiais na localização dos bandidos, entretanto com o apoio do helicóptero Potiguar I que sobrevoou durante toda a tarde a região foi possível localizar um dos criminoso.
Em um determinado momento a aeronave aterrizou para que os assaltantes pudessem pensar que a polícia não estava mais no local. O objetivo era fazer com que os assaltantes saíssem do mato fechado. A tentativa não teve êxito.
Pela primeira vez no Rio Grande do Norte, os policiais que estavam no helicóptero Potiguar I atiraram contra os bandidos. Esse foi o momento em que um dos assaltantes foi detido. A partir da prisão do homem foi possível a polícia recuperar duas motos e ainda várias armas que estavam em poder do bando. Foram apreendidas: uma espingarda calibre 12, uma pistola 765 (em uma casa em Vera Cruz alugada há mais de um mês) uma pistola ponto 40 e dois revólveres calibre 38.
Segundo informações da imprensa, já foram detidos mais três indivíduos suspeitos de terem praticado o roubo.
Fonte : Tribuna do Norte
Enviar comentário