Obras na Base de Radiopatrulha Aérea da Praia Grande devem ser finalizadas até outubro
19 de agosto de 2017 2min de leitura
19 de agosto de 2017 2min de leitura
São Paulo – A reforma da Base de Radiopatrulha Aérea da Praia Grande, sediada no bairro Mirim, entrou em sua fase mais importante na última semana: a retirada da cobertura do hangar. Com as obras já bastante adiantadas, a previsão do comando é que o equipamento esteja totalmente pronto, e seja entregue oficialmente até outubro, representando importante reforço na área de Segurança Pública da Cidade.
A reforma está sendo realizada graças à liberação de recursos do Fundo Metropolitano por parte do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) e conta com apoio da Prefeitura.
De acordo com o major PM Adriani José de Souza, comandante da base, a troca da cobertura do hangar, que será climatizado, é a etapa mais crítica da reforma e mais importante para o andamento dos trabalhos. “Não tivesse sido pelos esforços do prefeito de Praia Grande na busca de recursos, corríamos o risco de ter que fechar a base. Toda a região perderia se isso acontecesse e haveria um retrocesso”.
A previsão é de que as obras sejam entregues em outubro, passando inclusive a abrigar mais um helicóptero na Cidade, conforme afirmou o capitão Alexandre Gallo Rodrigues, sub-comandante da base.
Ele explicou que a base de Praia Grande atende 22 municípios, desde a divisa com o Paraná até a divisa com o Litoral Norte de São Paulo. Entretanto, a demanda maior é voltada aos nove municípios da Baixada Santista. “Durante todo o ano, contamos com uma aeronave. Com a reforma, está prevista a vinda de mais um helicóptero, voltado ao patrulhamento ambiental”. O local tem capacidade para abrigar até 4 helicópteros, como acontece durante a Operação Verão, quando geralmente mais três aeronaves são enviadas para a Cidade para reforçar a segurança de moradores e turistas de toda a região.
Prefeito de Praia Grande e presidente do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) destacou que a Administração Municipal praia-grandense elaborou projeto e apresentou ao Condesb, conseguindo assim, em 2016, aprovação da verba do Fundo Metropolitano para a reforma do espaço. “A reforma do local, com climatização é necessária para atender as necessidades da nova aeronave e também para a conservação do helicóptero Águia que já é utilizado pela corporação”, disse.
A base foi inaugurada em 2005, ocupa área de 8.785 metros quadrados e conta com hangar e prédio administrativo com 34 dependências. Na área externa possui heliponto, spots para pouso de outros helicópteros, tanque de combustível, antena de comunicação a 20 metros de altura e área gramada.
A localização mais centralizada da sede, que fica próxima ao mar, facilita os deslocamentos para os sobrevoos em toda Baixada Santista com mais agilidade em toda região. A construção do Grupamento foi viabilizada por meio de parceria público-privada na qual a Administração Público cedeu a área e investiu recursos próprios.
Comemoração – Para comemorar os doze anos de atividades em Praia Grande, será realizada uma corrida de rua no dia 17 de dezembro, com percurso de 12 km. Esse será o segundo ano em que a corrida será realizada – a primeira foi ano passado – e a previsão é de que 2.500 corredores participem da prova. A abertura das inscrições deve ocorrer no mês de setembro.
Enviar comentário