Danilo Almeida de Carvalho

Danilo Almeida de Carvalho
Major BM/Sergipe
Piloto de helicóptero, bacharel e mestre em Administração, casado, pai de uma filha, e um orgulho enorme de fazer parte e contribuir com a prevenção na atividade aérea de Segurança Pública.

Após ter a formação Acadêmica e ter trabalhado alguns anos nas gerências de Instrução e Segurança de voo do GTA-SERGIPE, realizando os cursos previstos na área de Prevenção, Investigação de Acidentes e Incidentes, no CENIPA e ANAC, verificou-se uma lacuna na forma de mensurar o nível de gestão e avaliação operacional, na atividade de instrução e percepção de Segurança de Voo da Unidade.

O primeiro artigo veio no curso de Especialização de Gerenciamento de Segurança Pública-2013, realizado em Goiás, e logo em seguida surgiu a oportunidade, em 2014, de realizar o mestrado em Administração na língua hispânica, nos países da Argentina e Paraguai, onde após três anos de estudo foi elaborado e defendido na Univerdad Columbia, em Asuncion-PY, a dissertação “O TREINAMENTO E SEGURANÇA DE VOO NA ORGANIZAÇÃO AÉREA DE SEGURANÇA PÚBLICA E/OU DEFESA CIVIL”.

INTRODUÇÃO

O programa de treinamento voltado para segurança de voo no Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA-SE) tem como objetivo capacitar os seus profissionais por meio de instruções, treinamentos com enfoque teórico e prático com o objetivo principal de minimizar os riscos de acidentes.

Esse novo contexto de prevenção vem alterando o cenário mundial e afetando substancialmente as instituições. Para Reason (2005, p.58) os acidentes são resultantes de combinações, nem sempre previsíveis, de fatores humanos e organizacionais dentro de um sistema complexo.

Seu modelo de acidente organizacional explica esses eventos como a ocorrência de falhas ou faltas de barreiras e salvaguardas desenvolvidas no sistema para minimiza-los. Essas falhas ativas têm origens em condições latentes relacionadas a fatores técnicos e organizacionais presentes no sistema bem antes da ocorrência de acidentes.

Contudo, então, pode ser observado tanto nas práticas adotadas na área de recursos humanos, quanto no perfil dos gestores, que precisam se adaptar às atuais demandas de flexibilidade de processos e ações nas organizações.

Atuar estrategicamente para coadjuvar os esforços de atingir os propósitos definidos pela organização passou a exigir dos gestores alguns critérios, tais como, uma equipe com melhor nível de escolaridade, melhor nível técnico e físico capaz de atender às novas exigências das Unidades Aéreas de Segurança Pública.

Seguindo os estudos da administração sobre o assunto, os mesmos passaram a considerar as atividades de treinamento e instrução como as mais relevantes no ambiente atual das organizações, integrando os profissionais, valorizando seu potencial e desenvolvendo um ambiente propício às suas necessidades, bem como promover atividades que modifiquem suas atitudes, suas competências e suas capacitações na organização onde atuam proporcionando a esta, o alcance de seus objetivos, e consequentemente ao sucesso organizacional.

Diante de tal visão, e consciente do importante papel que cada um dos seus integrantes tem no pleno desenvolvimento de sua missão, o GTA-SE, órgão subordinado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), tem procurado focar a gestão dos seus recursos humanos na saúde, segurança, capacitação e motivação de todos os seus integrantes. É responsável por executar, organizar e administrar as atividades aéreas voltadas ao atendimento da população sergipana, através do apoio as organizações em diversas ocorrências policiais, de bombeiros, saúde, ambiental e outras.

A fim de manter seus colaboradores sempre alinhados aos avanços tecnológicos e as necessidades inerentes ao setor aéreo de segurança pública e defesa civil, o GTA-SE procura investir de forma permanente na capacitação profissional de seu pessoal por meio de cursos, palestras e seminários internos e externos sempre voltados para o crescimento profissional dos seus integrantes.

O presente trabalho visou avaliar a efetividade desse processo de treinamento e a percepção da filosofia da segurança de voo adotado no GTA-SE, no período de 2016, na visão de seus integrantes, sendo possível analisar e interpretar os dados coletados, confrontando-os com a literatura.

O estudo teve como objetivos específicos, identificar o perfil dos integrantes, verificar a opinião destes, com relação ao processo de treinamento e o nível de percepção da filosofia de segurança de voo, partindo das necessidades de avaliar a credibilidade e confiabilidade do processo, ou seja, as técnicas e táticas aprendidas e empregadas nas ocorrências atendidas pelos integrantes do GTA-SE.

A justificativa do tema foi em função da sua importância enquanto instrumento da área RH e segurança operacional, sendo fundamental na reflexão e preparação dos profissionais do GTA-SE, tanto para o processo de mudança organizacional, quanto no processo de aprendizagem.

Para acompanhar a dinâmica e as mudanças que as organizações enfrentam ao tentar manterem-se seguras e livres de acidentes, é importante que reconheçam a necessidade de investir na área de treinamento, visando alcançar melhores resultados na execução dos trabalhos, minimizando cada vez mais os riscos de acidentes. Nesse contexto, buscando conscientizar a importância dos recursos humanos e da necessidade do gerenciamento contínuo dos processos de mudança no comportamento organizacional, é que se faz necessário o estudo da pesquisa e justifica-se o tema escolhido.

É fato, que as organizações dependem fundamentalmente do conhecimento, do conjunto dos colaboradores que desempenham seus papéis na organização, do estímulo ao aumento da autonomia e criatividade no processo de tomada de decisão, assim como o desenvolvimento de competências essenciais aos seus profissionais, alinhado ao planejamento estratégico do sistema de segurança estadual.

Diante dessa relevância é possível afirmar que a pesquisa foi oportuna, pois buscou avaliar através da análise de dados e informações disponibilizadas pela própria instituição, os resultados do programa de treinamento e da percepção voltada para segurança de voo.

E, em particular, terá como finalidade contribuir para o GTA-SE alcançar seus objetivos, verificando se os profissionais estão com a percepção voltada para a prevenção de acidentes, buscando minimizar os riscos destes, ao tempo em que proporcionou oportunidades aos treinados de todos os níveis, a obterem o ensejado desenvolvimento de seus conhecimentos, habilidades e atitudes, refletindo o pensamento e ensinamento voltado para segurança de voo.

Além da introdução e das considerações finais o trabalho foi estruturado em quatro capítulos. No primeiro capítulo dessa pesquisa buscamos atender a caracterização do tema, a definição do problema, o objetivo geral e os específicos assim como expor a justificativa do trabalho.

No segundo capitulo definimos o conceito de treinamento e importância da preparação da equipe, a sua importância para o Grupamento Tático Aéreo, principais mudanças e impactos na área de treinamento e desenvolvimento, o processo de treinamento e desenvolvimento, o seu diagnóstico, histórico da segurança de voo, filosofia e conceitos de segurança, acidentes e incidentes aeronáuticos, histórico da aviação de segurança pública, aspectos legais do grupamento aéreo e o histórico e estrutura do GTA de Sergipe.

No terceiro capítulo delimita-se a metodologia da pesquisa, espacial, temporário, teórico, os dados e suas condições de recolhimento, tipo de pesquisa, população em evidencia, unidade de análise, amostra e coleta de dados.

No quarto capitulo análise e resultados dos dados compelidos, características sócio profissional da equipe, opinião dos colaboradores, percepção da segurança pública de voo nos treinamentos operacionais e análise qualitativa da pergunta aberta. Sendo assim apresentação das conclusões finais da pesquisa, referencias e apêndice.

Clique no link abaixo e acesse o estudo na íntegra

O Treinamento e Segurança de Voo na Organização Aérea de Segurança Pública e/ou Defesa Civil