O trabalho árduo da 2ª CIA BAPM de Joinville/SC
03 de janeiro de 2010 2min de leitura
03 de janeiro de 2010 2min de leitura
Este final de semana foi deveras atribulado em Santa Catarina. Na manhã deste sabádo (02/01/2010), o helicóptero Águia da Policia Militar da Base Joinville foi acionado para atendimento de afogamento, onde a vítima, Maycom Rodrigues de 16 anos, ficou por 20 minutos submerso. O fato ocorreu na zona rural de Joinville na localidade de Pirai.
Após a chegada dos Policiais, foi realizada uma busca rápida, localizado a vítima no fundo do rio, dois Soldados se lançaram nas águas e retiraram o adolescente. Iniciando o procedimento de reanimação, revertida a parada cardío-respiratória, a vítima foi conduzida ao Hospital São José.
Segundo o Dr Marco Antonio, responsável pela central do SAMU Joinville. “O fato da vítima ser jovem e da água do rio naquela localidade ser gelada contribui para a manutenção residual das celulas cerebrais, mas 20 minutos é muito tempo e é dificil escapar de um dano cerebral”.
O Major Nelson Henrique COELHO, Cmt da 2ª CIA BAPM, comenta que: ”em 23 anos de serviço esta foi a primeira vez que resgatamos uma vítima de afogamento que ficou tanto tempo em baixo d’água. ” O paciente foi transferido para o hospital Infantil em Joinville e permanece internado na UTI.
Os salvamentos prossegiram durante o final de semana, o helicóptero Águia, da Polícia Militar, atuou ainda no salvamento de quatro banhistas nas praias de Navegantes. No sábado, três crianças se afogaram no costão da Praia de São Miguel, mas foram resgatadas pelos guarda-vidas e conduzidas até a praia.
Dois adolescentes ficaram sob os cuidados dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e o terceiro, Matheus Weslei, de 14 anos, precisou ser levado ao Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, com dificuldade respiratória e edema pulmonar agudo. Ele permanece internado, mas não corre risco de morte, conforme a PM.
No domingo, na Praia Central de Navegantes, o Águia socorreu mais um banhista durante o patrulhamento aéreo de rotina. De acordo com o soldado Ivonei Polsin, André Eider da Rosa, 18 anos, estava sendo arrastado pela corrente marítima (correnteza) quando foi avistado.
Um policial saltou da aeronave em direção ao banhista, conduzindo a vitima para a praia. André ingeriu muita água e apresentava dificuldade respiratória severa e também necessitou ser conduzido ao Hospital Marieta Konder em Itajai pelo Águia 01.
Fotos dramáticas dos salvamentos:
Nota do Site: Parabéns aos nobres aeronavegantes e guarda-vidas que atuaram nos salvamentos. Exemplos dignos de serem seguidos. Bons Voos!
Fonte: 2ª Cia BAPM de Joinville/SC.
Fotos: Ivonei Polsin
Enviar comentário