O que significa a expressão Mayday?
06 de setembro de 2020 2min de leitura
Ela vem do francês “venez m’aider” e quer dizer “venha me ajudar”. A expressão foi criada em 1923 por Frederick Mockford, um oficial de rádio do aeroporto londrino de Croydon, que recebeu a tarefa de achar uma palavra que fosse facilmente entendida por pessoas de diferentes nacionalidades em um mundo no qual a comunicação por rádio crescia rapidamente – até então, a comunicação era majoritariamente feita via telégrafo.
Como boa parte dos voos operados no local tinha Paris como origem ou destino, o uso de uma expressão em francês que tinha boa sonoridade em inglês veio a calhar. Em 1927, o Mayday foi adotado pela Convenção Radiotelegráfica Internacional e seu uso correto implica na repetição da palavra três vezes, acompanhado do termo “This is”, de forma que não seja confundido com outros sons em condições barulhentas. Além de aeronaves, embarcações também utilizam o Mayday.
Eles poderiam ter inventado uma nova sigla ou usado diretamente uma palavra de qualquer um dos idiomas, mas, em vez disso, decidiram fazer uma combinação que permitiria aos ouvintes de ambos os países entendê-la facilmente. Talvez seja por isso que “mayday” foi facilmente assimilado como um sinal de emergência, e se adaptou tão bem que perdura até hoje. Ainda é um sinal de emergência para aviões, mas também é usado por navios e espaçonaves.
No entanto, é importante observar que “mayday” não é usado em todas as emergências. Este sinal é reservado especificamente para emergências graves em que a vida ou o próprio meio de transporte estão em perigo, ou seja, emergências com potencial letal.
Além disso, existe um protocolo específico para alerta de emergências com este sinal. O piloto, ou a pessoa que declara a emergência, deve repetir a palavra “mayday” três vezes e, em seguida, fornecer os detalhes do tipo de emergência. Essa repetição serve principalmente para chamar a atenção de quem a escuta, que geralmente estão encarregados de atender várias aeronaves ao mesmo tempo. “Mayday” rapidamente os informa que devem priorizar essa comunicação acima de todas as outras.
E se a emergência do avião não for fatal existem outros sinais que podem ser usados para alertar de que algo está errado. Um dos mais comuns é “Pan Pan”, derivado de “panne”, uma palavra francesa que significa quebra.
Tal como acontece com “mayday”, “pan pan” também deve ser repetido várias vezes para alertar quem as recebe. É utilizado em situações de emergência que, apesar de urgentes, não representam uma ameaça para a vida de ninguém. Isso permite distinguir os casos mais graves de outros em que há um pouco mais de espaço para encontrar uma solução.
Autor: Antônio Mendes Neto, CEO da AIRJOB Auditores e Consultores Independentes.
Enviar comentário