No dia 1º de março passado, os integrantes do Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER) passaram por treinamento para o abastecimento de aeronaves, utilizando o caminhão tanque, adquirido da empresa RPC Equipamentos, para suas operações nas cidades mais afastadas da Capital.

A aquisição era um anseio antigo da tripulação, tendo em vista a dificuldade de abastecimento nas operações no interior do Estado, pois eram utilizados reservatórios que não atendiam a demanda, sendo necessários vários deslocamentos do veículo ao Aeroporto Internacional, em Parnamirim, para reabastecimento e transporte do QAV, caso a operação perdurasse por alguns dias.

O caminhão, um Mercedes Benz/Accelo 815, conta com um tanque de 3.000 litros de QAV e uma vazão de até 250 lpm. É equipado com sistema de destanqueio, tomada de ar comprimido, biruta, teste de análise do produto todos os EPIs necessários a esse tipo de transporte.

O que antes demorava até 30 minutos, hoje o abastecimento é realizado em 3 minutos, com mais segurança e autonomia, otimizando os recursos humanos e materiais. Era necessário aliar as peculiaridades do serviço aeronáutico, como a agilidade nos deslocamentos que o helicóptero “Potiguar 01” oferece, com a rapidez no abastecimento, melhorando o tempo resposta e proporcionando a continuidade do atendimento das ocorrências.

Fonte: CEIOPAER/RN.