O novo Sikorsky S-70M Black Hawk recebe certificação especial da FAA para operações civis
20 de dezembro de 2021 6min de leitura
20 de dezembro de 2021 6min de leitura
A Sikorsky obteve um certificado de aeronavegabilidade especial de categoria restrita para seu novo S-70M Black Hawk, disponibilizando as versões mais recentes da icônica aeronave militar para operadores civis e comerciais nos Estados Unidos
Em vez de comprar os antigos Black Hawks H-60 do Exército dos EUA e retrofitá-los com aviônicos digitais atualizados e outras tecnologias de ponta, os operadores comerciais que executam certas missões agora podem comprar um S-70 novo diretamente da linha de produção da Sikorsky.
A empresa de serviço público San Diego Gas & Electric (SDG & E) da Califórnia recebeu a primeira aeronave S-70M em 18 de novembro na Sikorsky Training Academy em Stuart, Flórida, mesmo dia em que a FAA concedeu o certificado de aeronavegabilidade especial.
O operador americano SDG & E irá modificar a aeronave para a configuração Firehawk na United Rotorcraft , uma divisão da Air Methods no Colorado. Em 2023, a aeronave estará pronta para combater incêndios florestais com a utilização de seu tanque externo de 3.785 litros. Outros cinco S-70Ms estão encomendados à United Rotorcraft para configuração como Firehawks para clientes não identificados, de acordo com Joe Palumbo, diretor de programa da divisão de Sistemas Militares e Comerciais Globais da Sikorsky.
“O custo por hora é muito menor com uma aeronave nova”, disse Palumbo em uma entrevista recente. “As taxas de disponibilidade são muito maiores com uma aeronave nova. Obsolescência das aeronaves mais antigas; é muito difícil conseguir peças. Trata-se de uma empresa de gás e eletricidade que se comprometeu a ter um avião disponível a todo o momento. Esse é um dos negócios que eles fizeram e, assim como LA County e Cal Fire, eles decidiram comprar um novo em vez de obter aeronaves dos estoques de excedentes de defesa”.
A United Rotorcraft conquistou um nicho de sucesso transformando Black Hawks em Firehawks usando o novo S-70is da Sikorsky, mas nenhum deles ainda era certificado pela FAA. Firehawks pertencentes à Cal Fire, Los Angeles County Fire e outras agências são aeronaves públicas operadas sem a supervisão da FAA.
A SDG & E já tem dois Black Hawks retrofitados, mas conseguiu justificar a compra de uma aeronave nova pois o S-70M sairá direto da fábrica com a capacidade e a confiabilidade de uma aeronave totalmente nova.
“Eles reconheceram, de uma perspectiva de desempenho, usando os dados de seus dois Black Hawks atuais, que foram capazes de montar um caso e apresentar ao conselho e aos acionistas que diz: ‘Vamos ser capazes de fazer mais com este helicóptero, porque tem um melhor desempenho ”, disse Brian Barrett, gerente da plataforma S-70i Black Hawk da Sikorsky.
Empresas como a Brown Helicopter e a Coulson-Unical usaram o helicóptero militar retrofitados para compor suas frotas, mas foram forçadas a comprar dezenas de Black Hawks excedentes para manter apenas alguns voando. A maioria das aeronaves compradas foram canibalizadas para peças de reposição, disse Barrett.
Espera-se que a certificação FAA e o estabelecimento de uma qualificação única de tipo de piloto ampliem o mercado de helicópteros de projeto militar, permitindo que operadores civis e comerciais nos Estados Unidos comprem novas aeronaves Black Hawk diretamente da fábrica.
“Com a certificação de tipo, os novos helicópteros S-70M Black Hawk de produção na configuração mais recente estão disponíveis para o mercado comercial / civil dos EUA pela primeira vez”, disse Jason Lambert, vice-presidente da Sikorsky Global Commercial & Military Systems. “Internacionalmente, onde a categoria restrita da FAA não é amplamente aceita, podemos agora discutir com outras autoridades da aviação civil o potencial de validar a aeronave para desafiar as operações civis no espaço aéreo de seus países.”
Sikorsky recebeu um certificado de tipo para a aeronave S-70M da FAA em fevereiro de 2019 e produziu a primeira aeronave do tipo um ano depois. Durante 2020-21, Sikorsky provou que a aeronave estava em conformidade com o projeto de tipo e ajudou a FAA a estabelecer a nova qualificação de tipo.
“Uma vez que todos os obstáculos da FAA foram eliminados … e o que isso fez foi nos colocar em uma posição em que pudemos realmente colocar o certificado da categoria restrita na aeronave e ela foi capaz de partir de Stuart, Flórida, como a primeira categoria restrita S- 70 milhões de sempre ”, disse Barret. “A maioria dos obstáculos foram dados a nós quando recebemos o certificado de tipo. Começamos esse processo em agosto de 2019. ”
De acordo com a Parte 21, “se você tiver uma aeronave fabricada por uma empresa dos Estados Unidos e aceita por uma força armada, ela pode ser certificada na categoria restrita”, acrescentou Barret. “Imediatamente abaixo disso, há sete coisas que você pode fazer.”
Depois de certificada na categoria restrita, a aeronave ainda apresenta limitações operacionais. Não é permitido transportar passageiros, sobrevoar áreas urbanas sem a permissão da FAA ou voar em espaço aéreo classe B próximo a aeroportos movimentados.
“Isso significa que você está limitado quanto ao uso do helicóptero”, disse Barrett. “Quando você fizer uma petição, eles lhe dirão quais das coisas que você pediu, você pode fazer. Em nosso caso, pedimos três e eles aceitaram todos os três. ”
A FAA certificou a aeronave S-70M de acordo com a Parte 21 do Código de Regulamentações Federais dos EUA na categoria restrita, baseando sua certificação no helicóptero UH-60M Black Hawk do Exército dos EUA. Sikorsky solicitou especificamente a aprovação para três operações de propósito especial na categoria restrita. São operações agrícolas, carga externa com o gancho de carga de içamento externo de 9.000 libras (4.082 quilogramas) do Black Hawk e conservação da floresta e da vida selvagem, que inclui combate a incêndios aéreos.
Todas as novas aeronaves S-70M em conformidade com o novo certificado de aeronavegabilidade especial da FAA serão construídas na planta da Sikorsky em Mielec, Polônia. Sikorsky planeja iniciar a produção plena do S-70M em janeiro. Como a aeronave S-70i, o S-70M é um helicóptero Black Hawk de terceira geração com cabine digital, motores General Electric GE-701D e pás de rotor de corda larga para maiores níveis de segurança, desempenho, capacidade de manobra e consciência situacional .
Antes da certificação do S-70M, o processo da FAA era para a certificação de aeronaves militares excedentes para uso civil, de acordo com Barrett. Os operadores que precisassem de uma aeronave com a potência e capacidade de um Black Hawk poderiam comprar uma usada dos Estados Unidos ou de outro governo e depois atualizar seus aviônicos e outros sistemas para atender às suas necessidades.
A categoria restrita, “por sua própria natureza”, não se aplica aos acordos de reciprocidade que a FAA tem com outras autoridades da aviação civil em todo o mundo, disse Barrett. A certificação da FAA dá ao S-70M uma espécie de pedigree de uma autoridade de aeronavegabilidade reconhecida, na qual outros países podem basear suas próprias certificações, disse ele.
“Usamos aquele processo que era destinado a aeronaves excedentes e conseguimos alterá-lo, se você quiser, para nos ajudar a certificar uma nova aeronave”, disse Barrett.
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