O Leonardo AW169, em suas diversas configurações, está em operação em todo o mundo em todos os continentes e em mais de 30 países. Projetado para oferecer os mais altos níveis de versatilidade, o AW169 se consolidou como um verdadeiro helicóptero multifuncional, atendendo a atividades de resgate e transporte que incluem segurança pública, combate ao terrorismo, operações antidrogas e controle de fronteiras, além de transporte corporativo, combate a incêndios, deveres militares e – talvez o mais significativo ultimamente – serviços aeromédicos de emergência (EMS).

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O primeiro AW169 em configuração EMS nos Estados Unidos entrou em serviço em 2019, mas o modelo tem um histórico mais longo de atendimento às necessidades de pacientes em todo o mundo e pode ser encontrado como parte de sistemas de emergência na Nova Zelândia, Austrália, Itália e Grã-Bretanha , Coréia, Japão, Noruega, Suécia e outros lugares.

Nos Estados Unidos, o Condado de Travis, no centro-sul do Texas, uma área densamente povoada que inclui Austin, foi o primeiro a utilizar o AW169 para esforços de resgate, assinando um contrato para três helicópteros AW169 EMS em 2019. A unidade aérea do  Condado de Travis funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Provedor de EMS, oferecendo serviços que incluem transporte médico de emergência, resgate na água, busca e resgate, supressão de incêndio e assistência à aplicação da lei. Os AW169s do Condado de Travis transportam UTIs neonatais, pediátricas e outros pacientes de alto risco e suas equipes médicas, e são equipados com um guincho de resgate e um tanque fixo de combate a incêndio Simplex de 300 galões (1.135 litros). Simplificando, o AW169 é uma aeronave multitarefa que atende a uma área que precisa urgentemente de um helicóptero.

Em abril de 2020, a Leonardo anunciou que o Health Care District do Condado de Palm Beach, Flórida, uma operadora aeromédica certificada pela Federal Aviation Administration (FAA), também conhecida pelo apelido “Trauma Hawk”, comprou dois helicópteros AW169. O condado de Palm Beach é o maior em área da Flórida, cobrindo mais de 2.300 milhas quadradas (595.000 hectares). O condado mantém uma infra-estrutura de regras de voo por instrumentos (IFR) bem organizada, combinando abordagens especiais por instrumentos e roteamento de transição, juntamente com um extenso programa de treinamento de pilotos IFR aprovado pela FAA para treinar tal missão com meteorologia degradada. Um sistema como o do Trauma Hawk’s precisava de helicópteros excepcionais, capazes de acompanhar seu robusto serviço à comunidade do Condado de Palm Beach.

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Mas o que torna o AW169 um destaque?

O helicóptero AW169 EMS da Leonardo oferece mais potência e alcance do que os modelos bimotores intermediários leves concorrentes. O AW169 possui um tamanho de cabine superior e pode transportar dois pacientes e cinco médicos, além de equipamentos de cuidados intensivos. Seu design permite layouts internos flexíveis que fornecem acesso fácil ao paciente em 360 graus. As portas largas oferecem fácil acesso com um compartimento de bagagem grande o suficiente para equipamentos extras e macas. Janelas grandes suportam saída de emergência rápida e a capacidade de voo monomotor oferece uma segurança excepcional.

O AW169 pode causar um impacto imediato e mensurável no serviço aeromédico para as comunidades, permitindo um maior número de pacientes atendidos, com mais rapidez e eficiência, nas condições climáticas mais traiçoeiras, em terrenos difíceis e variados.

Quais são os recursos específicos do AW169?

  • O AW169 inclui uma infinidade de tecnologias como parte de sua configuração standart, tecnologias que são, em alguns casos, exclusivas do AW169 ou, em muitos casos, opcionais nas aeronaves dos concorrentes. Isso inclui visão sintética, reconhecimento de terreno de helicóptero e sistema de alerta (HTAWS), ADSB-Out, TCAS II, HUMS e CVR/FDR.
  • O AW169 vem equipado de série com um recurso de modo APU que permite que todos os sistemas hidráulicos, elétricos e ambientais permaneçam operacionais enquanto os rotores estão parados. Esta é uma vantagem significativa ao comparar qualquer modelo com o AW169, pois permite que a equipe médica tenha acesso seguro a todos os dispositivos médicos necessários, mantendo simultaneamente a cabine fria ou quente, dependendo da localização e da época do ano. Quando o paciente estiver pronto para ser transportado, a aeronave estará pronta para voar em menos de 120 segundos.
  • O AW169 foi certificado para os mais recentes requisitos de certificação FAR 29, que incluem uma fuselagem resistente a colisões, sistema de combustível e assentos, resistência a colisões com pássaros, transmissão a seco de 33 minutos e segurança no solo com rotores altos.
  • O AW169 tem um espaço de cabine útil maior quando comparado aos tipos concorrentes, juntamente com um maior compartimento de bagagem utilizável . Isso permite o armazenamento de mais equipamentos médicos e uma segunda maca quando necessário.

E quanto às capacidades médicas específicas do AW169?

  • O AW169 tem capacidade para maca, maca manual ou maca de carga elétrica em orientação transversal, ou longitudinal.
  • A altura da entrada de carga do AW169 é ergonômica sem ter que se curvar para evitar o rotor de cauda traseira.
  • A equipe médica do AW169 tem acesso total ao paciente, juntamente com vários locais para equipamentos médicos especializados, especificamente dispositivos de assistência cardíaca. Isso permite que a cabine seja rapidamente reconfigurada conforme exigido pelo operador.
  • O AW169 tem uma velocidade de cruzeiro de 145 nós, tornando-o o modelo mais rápido da sua classe.
  • O tanque padrão do AW169 permite mais de três horas de autonomia, proporcionando maior alcance e reduzindo a necessidade de reabastecimento com um paciente a bordo.