Drone policial estava com configuração errada quando colidiu com helicóptero no Canadá
01 de julho de 2020 3min de leitura
01 de julho de 2020 3min de leitura
Canadá – Um drone de vigilância FLIR SkyRanger R60 operado pela polícia canadense (Royal Canadian Mounted Police – RCMP) estava com a configuração de altitude errada, operando em metros e não em pés, quando colidiu com um helicóptero RCMP Air Services AS350 B3 em 6 de fevereiro.
O drone estava voando a 108 metros acima do nível do solo (AGL) na hora do incidente, enquanto o helicóptero também estava voando baixo (abaixo de 500 pés AGL); o uso do sistema métrico para medir a altitude do drone “foi um fator que contribuiu para o incidente”, afirmou o RCMP.
O helicóptero e o drone estavam participando de atividades policiais durante os protestos de Wet’suwet’en contra o oleoduto Coastal GasLink, 24 milhas náuticas a sudoeste de Houston, na Colúmbia Britânica. Um segundo drone operado pelo RCMP também fazia parte do voo de patrulha, mas não estava envolvido na colisão.
O relatório do CADORS classificou a ocorrência como uma colisão no ar, que resultou em vibração inicial quando o drone atingiu o helicóptero. “O piloto realizou um pouso preventivo em uma estrada sem mais incidentes”, afirma o relatório. Nenhuma das três pessoas a bordo do helicóptero ficou ferida.
A colisão causou danos ao helicóptero e ao drone.
“A equipe de manutenção encontrou danos principalmente nas pás do rotor principal [do helicóptero], além de danos superficiais no cone de cauda e no rotor de cauda”, afirma o relatório CADORS. “Os componentes afetados foram removidos de acordo com o manual de manutenção para reparos ou revisão, conforme necessário. O RPAS [sistema de aeronave pilotado remotamente ou drone] foi destruído. ”
Após o incidente, o RCMP contratou um helicóptero Super Puma para retirar o helicóptero acidentado AS350 por via aérea do local da estrada onde fez um pouso forçado. O custo da contratação do Super Puma foi superior a C $ 83.000.
O helicóptero AS350 está fora de serviço para reparos desde que o incidente ocorreu no início de fevereiro e deve retornar ao serviço nos próximos dias, informou o RCMP.
Para evitar que um incidente semelhante aconteça no futuro, o RCMP disse que “listas de verificação pré-vôo atualizadas foram fornecidas aos pilotos de RPAS do RCMP para confirmar as configurações de exibição de altitude em seus sistemas. Foram fornecidas orientações atualizadas, indicando que o RPAS não estará no ar ao mesmo tempo que uma aeronave RCMP. ”
No entanto, em situações em que ambos os tipos de ativos aéreos são necessários, “o RPAS voará abaixo de 300 pés [91 metros] AGL, e as aeronaves RCMP voarão acima de 500 pés [152 metros] AGL”, disse o RCMP.
Aproximadamente uma semana após o incidente do RCMP, ocorreu uma colisão semelhante em que um drone e um helicóptero AS350 colidiram no ar em uma corrida de caminhões off-road no sul da Califórnia. O helicóptero estava realizando filmagens aéreas no evento; a FAA confirmou que não havia estabelecido uma restrição temporária de voo durante as corridas.
Mesmo quando pilotos de drones e helicópteros estão operando em proximidade conhecida um do outro, esses incidentes específicos mostram que ainda há potencial para que tais colisões ocorram.
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