É reconhecida a capacidade produtiva do Japão em matérias tão diversas como a tecnologia e a mecânica. No entanto, as pesadas restrições à exportação dos seus produtos na área bélica fizeram com que a maior parte dos seus desenvolvimentos sofressem um completo desconhecimento por parte de todo o mundo.

slide_img02Para já, existem expectativas de que o US-2i, um avião anfíbio de quase 50 toneladas produzido pela empresa ShinMaywa, possa vir a “agitar as águas” do mercado internacional na área da Proteção Civil e Socorro Marítimo. Como cartão de visita, apresenta a capacidade de pouso e decolagem em mar aberto, com ondas de até 3 metros e capaz de efetuar patrulhamentos a baixa velocidade (90 km/h).

O US-2 requer apenas um quarto da distância que os aviões comerciais exigem para a decolagem e aterragem. Uma vantagem adicional é que, como uma aeronave anfíbia, o US-2 não exige a construção da pista.

ondaA marinha japonesa utiliza dez destes aviões para missões de patrulhamento e socorro, uma vez que estes aviões podem voar durante duas horas e atingir uma distância de 1.900 quilômetros. Podem chegar a 4.500 km de alcance operacional. Os primeiros contatos para a venda deste avião no mercado internacional resultaram numa intenção de compra da Índia para uma dúzia de aviões.

Autoridades francesas também foram contactadas para conhecerem o US-2i, que terá um preço aproximado de 100 milhões de euros. Na realidade operacional francesa, onde quase toda a atividade é atribuída aos aviões anfíbios Canadair CL-215, é reconhecida a superioridade operacional dos US-2i no combate a incêndios florestais, pois este pode transportar até 15 toneladas de água (o Canadair apenas 5 toneladas). Pode também desempenhar diversas missões, sendo capaz de operar também nos socorros a náufragos.

Comparativo

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US-2i: o futuro avião de combate a incêndios na Europa?

Características

Tripulação: 11
Capacidade: 20 passageiros ou 12 macas
Comprimento: 33.3 m
Envergadura: 33.2 m
Altura: 9.8 m
Área: 135.8 m2
Peso (sem carga): 25,630 kg
Peso Bruto: 43,000 kg (levantar voo a partir da água)
Peso Máximo: 47,700 kg (levantar voo a partir da pista)
Motores: 4 × Rolls-Royce AE 2100J turboprop, 3,424 kW (cada motor)
Motor: 1 × LHTEC T800 turboshaft Boundary layer control compressor, 1,017 kW
Hélices: 6-bladed Dowty R414

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Performance

Velocidade máxima: 560 km/h
Velocidade de cruzeiro: 480 km/h a 6,000 m
Alcance: 4,500 km
Tecto de serviço: mais de  6.000 m
Takeoff (pista): 490 m
Landing (pista): 1,500 m
Takeoff (água) com carga: 280 m
Landing (água) com carga: 330 m

Poderá este avião japonês de utilização militar vir a ser uma resposta concreta ao salvamento de pessoas e ao combate a incêndios na Europa? E no mundo?

Fonte: Bombeiros Portugal, por Daniel Rocha e ShinMaywa. Texto adaptado por Piloto Policial.