NTSB: Recomendação de reprojeto da manete de combustível do AS350
26 de novembro de 2010
2min de leitura
O NTSB (National Transportation Safety Board) emitiu uma recomendação recente para que a fabricante do helicóptero AS350B2 seja obrigada a modificar a alavanca de combustível (manete de vazão de combustível) mal posicionada. Essa recomendação é resultado de uma investigação feita pelo NTSB sobre um acidente com o helicóptero AS350B2, N213EH, em 2008, que teve quatro vítimas fatais e deixou um garoto de 14 anos como o único sobrevivente.
Os investigadores descobriram que o helicóptero da empresa de Táxi Aéreo Era Aviation sofreu uma perda de potência depois que o motor foi submetido a um operação acima dos níveis de segurança (houve um repentina aceleração). O motor parou após o despalhetamento das lâminas de sua turbina, uma solução de projeto que impede que pedaços de fragmentos de metal sejam arremessados para o interior da cabine. O helicóptero caiu, batendo em um penhasco a oeste da Rodovia Glenn perto de Sheep Mountain, no Alaska/EUA.
Depois de uma jornada difícil ao local do acidente, os investigadores do NTSB encontraram um adolescente gravemente ferido em um barranco e mais quatro vítimas fatais dentro ou perto do helicóptero. Eles também encontraram uma mochila em um local que indicava ter ficado presa na manete de combustível no piso da aeronave.
O movimento da manete durante a decolagem pode ter causado o overspeed da turbina, de acordo com o relatório da NTSB. O piloto não conseguiu acomodar corretamente a mochila, revelou a investigação.
A recomendação do NTSB sugere que a FAA exija que a Eurocopter modifique a manete de combustível para evitar acidentes semelhantes no futuro. Algumas empresas de aviação que operam o AS350B2 instalam uma proteção para bloquear o movimento da manete de combustível, mas uma exigência da FAA tornaria tal dispositivo obrigatório.
Nenhum outro helicóptero operado nos EUA têm uma manete de combustível instalada no piso, segundo o NTSB.
Ainda segundo o relatório, em 1994, uma aeronave Eurocopter AS350B canadense caiu depois que um passageiro, inadvertidamente, colocou a manete de vazão de combustível na posição fechada enquanto tenta ajustar uma mochila.
Em 1998, um AS350B2 caiu na França, quando um passageiro sentado no piso da aeronave, inadvertidamente, moveu a manete de vazão de combustível para a posição fechada. Dois grandes operadores de helicópteros dos EUA também relataram sobre passageiros que acidentalmente interferiram nas manetes instaladas no piso da aeronave.
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