NTSB e FAA divergem sobre obrigatoriedade de fabricantes de helicópteros instalarem sistemas de gravação
13 de julho de 2020 2min de leitura
13 de julho de 2020 2min de leitura
Estados Unidos – O National Transportation Safety Board (NTSB), em um relatório de recomendação de segurança emitido em 2 de junho, recomendou aos fabricantes de helicópteros a equipar helicópteros movidos a turbina com sistemas resistentes a colisões para gravar dados, áudio e imagens.
O NTSB pediu que os fabricantes – Airbus Helicopters, Bell, Leonardo, MD Helicopters, Robinson e Sikorsky – tomem essa iniciativa em face da Federal Aviation Administration (FAA) não ter implementado uma série de recomendações do NTSB feitas em 2013 e 2015.
Essas recomendações foram emitidas após os pesquisadores do NTSB concluirem que a falta de dados gravados dificultava o entendimento de várias falhas que poderiam ter sérias implicações na segurança de voo.
Atualmente, somente os helicópteros que atendem a critérios específicos estabelecidos pela FAA devem ter sistemas resistentes a colisões para gravar dados de voo e áudio da cabine, não sendo necessário ter capacidade de gravação de imagem.
Apesar da falta de ação da FAA, alguns operadores de helicópteros equiparam suas aeronaves com sistemas de gravação, incluindo capacidade de gravação de imagens, mesmo que não sejam obrigados a fazê-lo.
“Quanto mais informações tivermos, melhor entenderemos não apenas as circunstâncias de um acidente, mas o que pode ser feito para evitar futuros acidentes”, disse Dana Schulze, diretora do NTSB Office of Aviation Safety. “Estamos pedindo que a tecnologia de gravação atualmente disponível seja usada de uma maneira que melhore a segurança da aviação”.
O NTSB citou sete investigações de helicópteros entre 2011 e 2017, nas quais a falta de acesso aos dados gravados impediu sua capacidade de identificar e resolver possíveis problemas de segurança.
Eles também identificaram cinco acidentes nos quais os investigadores tinham o benefício de dados gravados que eram críticos para entender as circunstâncias dos acidentes. As descobertas e análises dessas investigações resultaram em três recomendações urgentes do NTSB e levaram a FAA a emitir uma diretiva de aeronavegabilidade de emergência que afeta toda uma frota de helicópteros.
Embora a FAA tenha se recusado definir como requisito obrigatório a instalação de gravadores nos helicópteros que ainda não precisam deles, disse que desde 2005 incentiva as operadoras a instalar o equipamento voluntariamente.
O NTSB, no entanto, disse que as ações da FAA eram ineficazes pois 86% dos 185 acidentes de helicóptero a turbina que investigou entre 2005 e 2017 não tinham equipamento de gravação instalado.
Além de pedir aos fabricantes que instalem gravadores resistentes a acidentes em helicópteros novos, o NTSB também pediu que eles fornecessem um meio de modernizar seus helicópteros com sistemas resistentes a acidentes capazes de gravar dados de voo, áudio e imagens da cabine de pilotagem em seus helicópteros ainda não equipados.
“Os dados que esses gravadores podem fornecer aos investigadores podem evitar acidentes, permitindo-nos tratar de questões de segurança que, de outra forma, não seriam identificadas”, disse Schulze.
O relatório de recomendação de segurança do NTSB “Instalar sistemas de gravação de dados, áudio e imagem de voo em todos os helicópteros equipados com turbinas” está disponível aqui.
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