Novo Batalhão do Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú possui heliponto elevado e estrutura para a Defesa Civil e Samu
14 de dezembro de 2017 2min de leitura
14 de dezembro de 2017 2min de leitura
Santa Catarina – Na tarde desta quarta-feira (13) foi inaugurada a sede do 13º Batalhão de Bombeiro Militar de Balneário Camboriú. O novo prédio, considerado o maior batalhão do Estado, conta com um heliponto elevado e recebeu investimento de R$ 5,2 milhões para sua construção e deve abrigar, no futuro, a Defesa Civil e o Samu.
No prédio de 3,8 mil metros quadrados, foi construído heliponto para pouso do helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros, que atenderá ocorrências no período de 21 de dezembro até final de fevereiro, durante a Operação Veraneio. Toda a estrutura conta com gerador de energia próprio, um espaço para cursos e treinamentos, além de sala de gerenciamento de crises e sala de atendimento à imprensa.
“O heliponto é um dos diferenciais que nos outros quartéis nós não possuímos. Mas o restante do quartel dá condições dignas de nós trabalharmos e também receber a comunidade nos cursos de bombeiro comunitário, bombeiro da melhor idade, guarda-vidas civil, projeto bombeiro mirim, projeto jovem guarda-vidas, além de nós podermos abrigar o Samu e a Defesa Civil municipal”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Onir Mocelin.
O Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú tem mais de 32 anos de história e desde 2010 teve o status elevado à sede do 13º Batalhão, com efetivo de 51 bombeiros que atendem mais de 2,6 mil ocorrências por ano. Atende as cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Bombinhas, Porto Belo Tijucas e São João Batista.
Durante o evento foi entregue uma viatura para intervenção rápida, considerada um projeto piloto para o Corpo de Bombeiros. O veículo é de menor porte e equipado para atendimento de emergência, com melhores condições de deslocamento no trânsito para ocorrências de combate a incêndio e resgates diversos. Também foi entregue um Auto Socorro de Urgência (ASU) para atendimento de ocorrências pré-hospitalares. O investimento para aquisição dos dois equipamentos foi de aproximadamente R$ 400 mil do Fundo Municipal Contra Sinistros (Fumpresi).
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom.
Enviar comentário