Novas informações sobre a queda da aeronave no Rio de Janeiro
17 de outubro de 2009 2min de leitura
17 de outubro de 2009 2min de leitura
A assessoria de imprensa da PMERJ informa que em princípio, bandidos do Complexo do Alemão e do Jacarezinho invadiram o Morro dos Macacos, através do Morro São João por volta das 3h da manhã deste sábado.
O 6º BPM (Tijuca) realizou operação policial para reprimir a ação criminosa. O BOPE e o Batalhão de Choque apoiaram essa ação. Nesta operação um soldado PM do 6º BPM ficou ferido. O helicóptero do Grupamento Aéreo-Marítimo (GAM) pousou para socorrer o mesmo e o levou até o Hospital Central da Polícia Militar.
A aeronave AS 350B2, Fênix 03, matrícula PR-EPM, voltou ao local para apoiar a operação policial e foi atingida por tiros de fuzil.
Houve um princípio de incêndio ainda no ar e o piloto, mesmo atingido por um tiro, conseguiu heroicamente fazer um pouso forçado, num pequeno campo de futebol, impedindo uma tragédia ainda maior. Seis tripulantes desembarcaram e foram socorridos, mas infelizmente, dois policiais militares não resistiram e faleceram. Um dos tripulantes da aeronave está em estado grave.
Foi montado um gabinete de gerenciamento de crise no 6º BPM composto pelo Comandante-Geral, Coronel Mario Sergio de Brito Duarte, os Chefes do Estado Maior, Coronel Álvaro Garcia e Coronel Carlos Eduardo Milagres, o Comandante do 1º Comando de Policiamento de Área (Capital), Coronel Marcus Jardim, além dos Comandantes dos Batalhões de Choque, Coronel Robson Rodrigues e do BOPE, Coronel Luiz Henrique. Todos os Batalhões do 1º, 2º, 3º e 4º CPAs (capital, grande Niterói, Zona Oeste e Baixada) estão de prontidão.
Um grande cerco policial foi montado para busca e captura dos criminosos.
Até o momento são três presos. As apreensões estão sendo reunidas para apresentação posterior.
Na ação do Morro dos Macacos, três criminosos morreram em confronto, dois policiais militares do GAM faleceram, dois PMs do 6º BPM ficaram feridos, porém, estão fora de perigo.
A assessoria de imprensa acrescenta que os ônibus incendiados seriam ações orquestradas pelos criminosos para facilitar a fuga.
A Polícia Militar confirmou a pouco a identificação dos seis tripulantes do helicóptero PR-EPM (foto abaixo), alvejado por traficantes do Morro São João, na manhã de hoje:
Capitão Marcelo Vaz de Souza, com queimadura na mão esquerda
Capitão Marcelo Carvalho Mendes, com um tiro do pé, foram levados para o Hospital da Polícia Militar, no Estácio e está sendo operado.
Cabos Izo Gomes Patrício e Anderson Fernandes dos Santos, foram levados para os Hospitais do Andaraí e da Aeronáutica, na Ilha do Governador, com queimaduras graves.
Já os policiais militares Marcos Stadler Macedo e Ediney Canazarro de Oliveira faleceram no acidente.
Assista abaixo aos vídeos do trágico acidente:
Fonte : Assessoria de imprensa SSP/RJ, Extra Online, R7.com, G1.com – Fotos : site piloto policial e Terra
Enviar comentário