Nova aeronave do GTA faz primeiro resgate aeromédico em Fernando de Noronha
25 de janeiro de 2024 2min de leitura
25 de janeiro de 2024 2min de leitura
Pernambuco – O Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco realizou com sucesso a primeira missão aeromédica com sua nova aeronave. A operação consistiu no transporte emergencial de um morador de Fernando de Noronha, Roberto Filipe Santos Caetano, de 43 anos, que enfrenta problemas cardiológicos.
A equipe composta por quatro tripulantes decolou no avião de asa fixa modelo Seneca II, adquirido recentemente pelo Governo do Estado. A aeronave provou ser vital para o resgate, possibilitando a remoção do paciente da ilha para o continente, onde aterrissou no setor de hangares do GTA, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, no dia 22/12/2023.
Roberto Filipe Santos Caetano, residente em Fernando de Noronha há três anos, é um administrador de empresas. Ele tem hipertensão e já havia passado por uma cirurgia cardíaca há um ano e meio. Internado no Hospital São Lucas, em Noronha, os médicos identificaram a necessidade de socorrê-lo para a capital. Após o pouso no Recife, o paciente foi transferido de ambulância para uma unidade de saúde.
A família de Roberto o recebeu no hangar do GTA. Embora o estado de saúde fosse considerado delicado, o paciente estava consciente e estável até o momento.
A mãe de Roberto, Vera Lúcia Santos Caetano, expressou sua gratidão pela iniciativa.” Estou vivendo um momento difícil, mas sou grata por tudo o que está acontecendo, o que nos dá uma certa tranquilidade em saber que não apenas meu filho, como também muitas outras pessoas serão beneficiadas. Toda a equipe está de parabéns pelo trabalho”.
A bordo da aeronave, uma equipe especializada desempenhou papéis cruciais na missão. O comandante, comissário da Polícia Civil Emmanuel Oliveira de Figueiredo; o copiloto, major da Polícia Militar Marcelo Matias de Souza Júnior; o tenente-coronel Wagner Pereira, enfermeiro; e o major Alisson Carneiro, médico, ambos do Corpo de Bombeiros, foram essenciais para o sucesso da operação.
O comandante do Grupo Tático Aéreo, coronel Câmara Júnior, declarou: “Este é um dia histórico e especial para o Estado de Pernambuco e para a Secretaria de Defesa Social. Cruzamos o oceano e conseguimos salvar uma vida. Nosso GTA estará sempre à disposição para essa e outras atividades, em prol da população pernambucana”.
Enviar comentário