Espirito Santo – No dia 22/07,o NOTAER foi acionado para auxiliar no resgate de um  parapentista que participava do campeonato de voo livre em Baixo Guandu.

Um parapentista foi surpreendido por turbulência durante o voo, precisando abrir seu paraquedas de emergência.

notaer.es_1690650870971

Acontece que o equipamento não funcionou, e o piloto de 26 anos, ainda em queda, acionou o paraquedas reserva, vindo a se chocar com uma pedra e ficar agarrado em um arbusto a mais de 100m do solo. Com auxílio de rádio e celular, o piloto de voo livre conseguiu informar sua localização e solicitar resgate.

No local, a equipe do Harpia 08 preparou o cesto de resgate com cabo alongado de 38m (distância entre a aeronave e o cesto). Dois Operadores Aerotáticos no cesto se aproximavam da vítima quando a mesma sofreu mais um susto: o arbusto se quebrou e o atleta com seu equipamento sofreu uma queda de 25m escorregando pedra abaixo e parando em um platô! Por sorte, ou milagre, a vítima permaneceu comunicativa e pode ser acessada pelas Harpias.

O jovem foi embarcado no cesto e levado para um campo de futebol próximo, onde foi entregue aos cuidados do SAMU . O mesmo estava consciente, orientado, com suspeita de fratura no tornozelo direito e edema no joelho esquerdo.