Espírito Santo – O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER) da Secretaria da Casa Militar do Estado do Espírito Santo realizou, na noite do dia 07/12, a solenidade de encerramento do 5º Curso de Operador Aerotático. A cerimônia foi no hangar do NOTAER, no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Maruípe, Vitória.

Foto-Aguiar-01-1140x570

O curso, destinado a policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, teve a finalidade de formar novos operadores aerotáticos – os servidores multimissão – que, em conjunto com os pilotos de helicópteros, atuam nos voos e missões do NOTAER nas mais variadas formas em que a unidade aérea pública capixaba é empregada (salvamentos, resgates, policiamento diversos, voos aeromédicos e de captação de órgãos, missões ambientais, entre outras atividades).

Na presente edição, que teve uma duração de 45 dias intensos e ininterruptos de atividades, os alunos tiveram contato com as mais variadas disciplinas destinadas a habilitá-los a operar como um integrante do NOTAER, como operações em altura, operações aquáticas, equipamentos operacionais, instrumentos de menor potencial ofensivo, tiro embarcado, resgates diversos. Ainda nesta mesma semana, a Casa Militar do Governo do Estado encerrou o Curso de Proteção de Autoridades, destinado a servidores da área de segurança pública.

Pelo menos 17 profissionais lograram êxito e conseguiram terminar o curso para se tornar operadores aerotáticos, com destaque para os três primeiros colocados: a cabo CB Beatriz Ferreira de Carvalho, primeira colocada; o sargento CB Jacimar Boldrini Júnior; e o cabo PM Leonan Rezende Valli. Um soldado da Polícia Militar de Rondônia também se formou entre os 17 concludentes.

O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior, também enalteceu o empenho, a força de vontade e a resiliência dos alunos, desde os primeiros dias de preparo para o curso: “A superação e a coragem foram marcas desses profissionais, marcas que ecoam nas atividades diárias da Casa Militar e do NOTAER.

Além disso, temos de reforçar a importância das famílias, que dão o suporte necessário para que todos possam vencer. E que, certamente, neste momento, enchem-se de orgulho e de satisfação com a vitória alcançada por cada novo Operador Aerotático. Por certo, o governo capixaba, por meio do NOTAER, entrega servidores ainda mais capacitados para a prestação do serviço que a sociedade tanto deseja”, pontuou o coronel Aguiar.

O chefe do NOTAER, tenente-coronel Daniel Madeira Quintella, fez questão de destacar o empenho abnegado e integrado dos integrantes do NOTAER para permitir que o curso ocorresse de maneira exitosa. “Temos de ressaltar ainda o empenho diferenciado do Gabinete de Instrução, que, sob a tutela do capitão Lydio, coordenador de curso, conduziu todas as atividades de forma responsável, segura e brilhante”, disse Quintella.