NOTAer promove treinamento em helicóptero H350 para integrantes do IBAMA
04 de junho de 2016 2min de leitura
04 de junho de 2016 2min de leitura
Espírito Santo – Durante o mês de maio, em continuidade à estreita cooperação entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar do Governo do Espírito Santo (NOTAer), dois servidores do órgão ambiental receberam instrução de solo (Ground School), voos de adaptação e realização do cheque inicial, conforme o Programa de Treinamento Operacional (PTO) daquela unidade para o modelo H350 – Esquilo.
As instruções foram ministradas por pilotos e mecânicos do NOTAer, visando demonstrar os sistemas eletrônicos, manutenção, procedimentos de emergência, performance e limitações, de acordo com os manuais do fabricante da aeronave.
Ao longo do período de treinamento os agentes ambientais federais acompanharam as atividades de rotina da unidade aérea em Vitória-ES – caracterizada pela diversidade de ações em um mesmo dia, como voos policiais, transporte aeromédico, resgate e combate a incêndios florestais.
Para os pilotos do Ibama, a capacidade de pronta resposta às diferentes missões comprova o elevado profissionalismo e dedicação dos integrantes do NOTAer demonstrada sempre que participam das missões aéreas do órgão ambiental.
No mesmo período, foi realizada reunião de nivelamento para pilotos do NOTAer, com apresentação das operações aéreas do Ibama, tipos de missões e procedimentos administrativos da Coordenação de Monitoramento e Operações Aéreas do Ibama (COAer). Essa iniciativa permitirá que mais pilotos daquela unidade possam tripular as aeronaves do Ibama, fato que ocorre de forma contínua desde 1999, tanto para pilotos como para tripulantes operacionais.
De acordo com o chefe do NOTAer, Major PM Márcio Borges, o intercâmbio técnico de pilotos e tripulantes operacionais é uma tradição nos 24 anos de existência da unidade aérea capixaba, além de contribuir para melhoria de procedimentos e fortalecimento da doutrina da organização. “Essa troca de experiências e conhecimentos expande nossas fronteiras e aprimora nossas práticas, por meio da qualificação do maior patrimônio de nossa unidade, o capital humano” frisou Borges.
Para o Diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, a oportunidade oferecida aos pilotos do Ibama e a participação dos tripulantes do NOTAer em nossas missões aéreas reforça a necessidade de ampliação da cooperação entre os órgãos, permitindo troca de experiências, realização de treinamentos e missões ambientais conjuntas.
Enviar comentário