No mês de março, o Ten Cel PMDF Gonçalves pediu exoneração da SENASP e consequentemente da presidência do Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública (CONAV).

“Agradeço a todos pelo apoio dado a mim e à minha equipe, pois me retiro com o senso do dever cumprido, sabendo que juntos, mudamos a nossa história. Busquem junto ao DEPRO o norteamento e uma posição da SENASP sobre tal política”, comentou o Ten Cel Gonçalves ao se afastar.

Entre outras coisas, a mudança ocorreu porque o Ten Cel Gonçaves foi convocado para frequentar o Curso de Altos Estudos – CAE-PMDF (CSP).

Permanece, temporariamente, na chefia da Assessoria Especial de Aviação Policial (AEAP) da SENASP, a pedido do Ten Cel Gonçalves, o Ten Cel Rammon Dias do CBMERJ.

Sua principal meta será organizar todas as políticas já realizadas e as que estão em andamento (dentre elas a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016) e apresentá-las ao Departamento de Políticas, Programas e Projetos (DEPRO) da Secretaria.

Sendo assim, ainda não se sabe o que será do CONAV, bem como das políticas implementadas na Aviação, como a elaboração do novo regulamento sobre a Aviação de Segurança Pública e o fomento da atividade através de compra de aeronaves e equipamentos, pois, tendo em vista as mudanças ocorridas na SENASP e a aviação ter ficado sob a coordenação do DEPRO, ainda não se tem definições concretas sobre o futuro.

Estão previstos dois eventos do CONAV para 2011, já pre-aprovados, a reunião extraordinária do CONAV em abril e o Fórum a ser realizado no Maranhão em agosto, porém dependerá do DEPRO a viabilização dos eventos.


Para entender melhor sobre a política de aviação iniciada pela SENASP em 2008, leia o artigo publicado no site: O Brasil e a política nacional de Aviação de Segurança Pública.