MARCUS V. BARACHO DE SOUSA

Comemorando os mais de 100 mil acessos no artigo “Como fazer um Procedimento Operacional Padrão”, o autor apresenta para os leitores um modelo prático para elaborar um Procedimento Operacional Padrão – POP.

Vai uma breve explicação!



Lembrem-se que um Processo Produtivo pode ter mais de um Procedimento Operacional Padrão – POP, como por exemplo, o ato de fazer um café.

Nesse caso, vários procedimentos podem ser descritos: como ferver a água, qual a quantidade de pó deve ser colocado no coador, qual a quantidade de açúcar ou adoçante, etc.

Verificamos, de pronto, pelo menos três procedimentos para o processo “Fazer café”.

A mesma coisa vale para todos os processos produtivos de sua OASP (Organização Aérea de Segurança Pública), apenas observe, pesquise e escreva.

Esse modelo é apenas uma sugestão entre as muitas opções que existem para a elaboração de um Procedimento Operacional Padrão – POP. Identifique aquela que for mais adequada para sua Organização.

Importante lembrar que o conteúdo do modelo apresentado é um simples exemplo para facilitar o entendimento do leitor.

Bons voos com boa gestão!


Modelo de Procedimento Operacional Padrão – POP


O Autor: MARCUS V. BARACHO DE SOUSA é Capitão da PMESP, atualmente é piloto e Chefe da Escola de Aviação do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo.