Minas Gerais recebe primeiros helicópteros H145 para emergências médicas do Brasil
28 de dezembro de 2024 2min de leitura
28 de dezembro de 2024 2min de leitura
Minas Gerais – O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) recebeu no dia 13 de dezembro dois novos helicópteros Airbus H145, configurados para Serviço Aeromédico de Emergência de Helicópteros (HEMS, na sigla em inglês). Os helicópteros, adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, serão operados pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA), a serviço do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) para emergências médicas e missões de busca e salvamento no Estado. Estes são os primeiros H145s cinco pás públicos do Brasil.
Saiba mais: BOA/CBMMG adquire os dois primeiros Airbus H145 para serviços aeromédicos de emergências públicas no Brasil
A configuração do H145 HEMS inclui cilindros de oxigênio, ventilador pulmonar, bombas de infusão, cardiodesfibrilador com monitor multiparamétrico, macas para adultos e crianças e incubadora para transporte neonatal. A customização e instalação dos equipamentos HEMS final foram feitas na fábrica da Helibras em Itajubá, no sul de Minas Gerais. A empresa brasileira é a única fabricante de helicópteros do Hemisfério Sul e é fornecedora de oito em cada dez helicópteros que atuam em serviços públicos no Brasil.
“Os helicópteros são fundamentais para salvar vidas e temos visto diversos exemplos de operações deste tipo realizadas com sucesso. Na maioria das vezes, quando acontecem catástrofes naturais, o helicóptero é o único meio para acessar os locais dos sinistros e prestar apoio às populações. Parabenizamos a Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais e o CBMMG pela aquisição desses helicópteros de última geração para prestar apoio a população”, afirma Alberto Duek, presidente da Helibras.
O H145 é sucesso mundial em diversos segmentos, graças a grande versatilidade e capacidade multifunção. Sua mais recente versão com cinco pás oferece um adicional de 150 kg para transporte de carga, além de baixos níveis de vibração, fatores essenciais nas operações aeromédicas. O desenho do rotor principal do H145, sem rolamentos, facilita a manutenção e garante maior conforto em voo. A versão HEMS conta com equipamentos para tratamento intensivo e permite mais agilidade no transporte inter-hospitalar. O H145 é o mais silencioso e apresenta a mais baixa emissão de CO2 de sua categoria.
Atualmente, a frota mundial da família H145 já ultrapassa duas mil aeronaves entregues e oito milhões de horas de voo.
Enviar comentário