Santa Catarina – Visando o Estado da Arte na manutenção de aeronaves, mecânicos do CIOPAER/MT estiveram presentes na escola de aviação civil do SENAI/SC-Palhoça, uma Empresa de Defesa certificada pelo Ministério da Defesa e homologada pela ANAC, a fim de receberem treinamentos no mês de julho de 2020.

  • Saiba mais: SENAI/SC ministrará treinamentos para mecânicos de aeronaves do CIOPAer/MT
dsadasd

Foto 01: Treinamento de Standard Practices – Electrical.

O primeiro treinamento foi de Standard Practices – Electrical, que teve por objetivo desenvolver as habilidades dos mecânicos quanto ao manuseio de ferramentas básicas para reparo em cablagens e conectores elétricos das aeronaves, tudo isso inerente à habilitação do mecânico em célula. Todo o treinamento é baseado nas mesmas práticas padrões assentadas em regulamentos norte americanos da FAA.

Ao fim do treinamento supracitado, esses mecânicos passaram por uma complementação das atividades de manutenção na aeronave do modelo AS350, não aeronavegável, com o fito de obter a expertise na manutenção da frota daquele Centro Integrado. Em particular, houve simulação das tarefas das revisões programadas de 150 horas.

Mecânicos do CIOPAER/MT são capacitados seguindo padrões norte americanos da FAA

Foto: Parceria CIOPAer/MT – SENAI/SC – Palhoça.

Segundo o Subtenente PM Anderson Luís Gonçalves, do CIOPAER/MT, que foi o primeiro colocado do treinamento em questão:

“GRATIDÃO!!!! – Expressão que traduz a singular oportunidade que Deus nos concedeu ao participar do Curso de standard practices – electrical e complementação de aulas práticas do curso de revisões programadas dos cartões até 150 horas/12 meses no SENAI/SC-Palhoça.

Impressionados com a logística do curso, cujo laboratório realista nos proporcionou o que existe de mais moderno na tecnologia do aprendizado, qual seja, o emprego simultâneo da Teoria versus Prática; conduzindo-nos a outra dimensão acadêmica, no SENAI/SC-Palhoça, conscientizamo-nos do que é o “Ensino de Excelência”.

Estrutura logística de vanguardas para a qualificação de técnicos em manutenção de aeronaves em todos os segmentos, seja célula, grupo moto propulsor e aviônicos.  Na condição de discente pude compreender porque o SENAI/SC-PALHOÇA  se tornou referencia mundial em competições de profissionais da manutenção de aeronaves, possuindo em seu quadro de docente alguns desses profissionais de referência; elevando a qualidade do nosso aprendizado em termos inigualáveis. 

gbgg

Após essa extraordinária experiência, agradecemos o Cel. Juliano Chiroli – Coordenador do CIOPAER/MT, o Ten. Cel. Arnaldo Silva Neto – Chefe da Seção Técnica, os quais  investem na qualificação de seus profissionais mecânicos de manutenção de aeronaves da aviação de segurança pública.E não menos importante externar congratulações ao Sr. Ricardo Anzolin – Gerente Técnico no SENAI/SC, bem como ao Prof. Me. Thiago Carvalho – Coordenador dos cursos técnicos em manutenção de aeronaves, os instrutores Valdemir Sanches e Rodrigo Campos e o auxiliar Rafael de Borba.

Nosso reconhecimento pela dedicação e comprometimento com o ensino nos cursos ministrados ao CIOPAER/MT. Recomendamos a todas as unidades de OPERAÇÕES AÉREAS a conhecerem esta renomada instituição.

 Foto: Práticas simulada da revisão de 150h.

Foto: Práticas simulada da revisão de 150h.

Segundo o Coordenador dos Cursos Técnicos em Manutenção de Aeronaves, Prof. Me. Thiago Carvalho:

“O SENAI/SC-Palhoça mais uma vez conseguiu a excelência nos treinamentos para com os mecânicos do CIOPAER/MT que, indubitavelmente, são extremamente comprometidos e engajados com a missão desse Centro. Somos felicitados em receber mecânicos que estão em constante busca do saber aeronáutico, tornando a instrução uma troca de conhecimentos em via de mão dupla.

Destarte, capacitações como essas visam aumentar o nível de segurança das operações. Proporcionando a atenuação do fator contribuinte – manutenção de aeronaves – de ocorrências aeronáuticas através do treinamento com profissionais de excelência e notório saber.”