Mato Grosso compra aeronave de asa fixa para operar como UTI aérea
23 de dezembro de 2019 2min de leitura
23 de dezembro de 2019 2min de leitura
Mato Grosso – O comando do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) de Mato Grosso finalizou nos Estados Unidos a compra de uma aeronave Piper PA-31T Cheyenne II, um dos melhores turboélices do mundo para realização de aerotransporte médico. De acordo com o coronel Juliano Chirolli, comandante da unidade aérea de Mato Grosso, o avião de resgate começa a operar no Estado a partir de fevereiro de 2020.
“É a primeira aeronave com estrutura e requisitos pra atendimento de transporte aeromédico do governo de Mato Grosso”, contou o comandante, explicando que o avião fabricado pela norte-americana Piper Aircraft, Inc. tem capacidade para dois pilotos, um médico, um enfermeiro, um paciente e um acompanhante e está equipado com “toda a estrutura de equipamentos aeromédicos exigidos pelo Ministério da Saúde e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Além disso, a aeronave comprada através da aprovação de um projeto do Ciopaer com recursos de um TAC celebrado pela Justiça Estadual e o MPE (Ministério Público Estadual) tem uma autonomia de mais de seis horas e velocidade de cruzeiro de mais de 400 quilômetros por hora. “O mais novo Águia é um turbo-hélice com todos os equipamentos de voo por instrumentos e poderá atender a demanda em todo território mato-grossense”, continuou Chirolli.
Para que seja integrado ao corpo de aeronaves do Ciopaer, o Piper está passando por uma vistoria em Fortlauderdale, nos EUA. Lá, compondo a comitiva militar, estão o coronel Juliano Chiroli, o tenente coronel bombeiro militar Flávio Gledson Bezerra e o tenente-coronel PM Thiago Braz. São eles quem irão fazer o traslado da aeronave até Cuiabá.
O itinerário ficou definido com uma parada inicial para reabastecimento em Punta Cana (extremo leste da República Dominicana), depois Ilha de Granada (ilhota na região leste do Caribe) até enfim chegar à América do Sul, onde param na antiga Guiana Britânica (hoje independente e chamada República da Guiana), a ultrapassam e finalmente entram em espaço aéreo brasileiro. Primeiro Manaus e, enfim, Cuiabá.
Quando aqui chegar, em janeiro, a aeronave passará por nacionalização e certificação no Brasil. A previsão é que entre em operações a partir de 1º de fevereiro de 2020.
O Ciopaer Mato Grosso recebeu há dois anos um incremento em seu efetivo, que agora é de 85 tripulantes, entre policiais militares, civis e bombeiros. O efetivo da PM hoje é de cerca de 7,5 mil homens e mulheres.
A Polícia Militar é a nomenclatura hoje utilizada por uma milícia dos tempos do Brasil Império chamado de Corpo Policial Homens do Mato. Destinava-se essencialmente a caçar escravizados fugidos e reprimir rebeldes. Foi fundada em 05 de setembro de 1835, por meio da Lei nº 30/1835, aprovada pela então Assembleia Legislativa Provincial de Mato Grosso. Inicialmente, contava com menos de 20 homens.
Foi somente 44 anos depois, em 1891 — a assinatura da lei áurea da abolição deu-se três anos antes, em 1888 —, porque perdeu o sentido chamar o grupo de militar de Homens do Mato é que foi renomeada com o nome exibido até hoje nos brasões de suas divisões por todo o Brasil: Polícia Militar, na ocasião, Corpo de Polícia Militar.
Enviar comentário